terça-feira, 5 de fevereiro de 1980

Vila de Quinta do Sumidouro – Região central de Minas – Fundado em 1674


Fidalgo originalmente era um arraial denominado São João do Sumidouro que, em 1923, foi elevado à condição de distrito de Pedro Leopoldo. Situa-se na rota de exploração dos sertões do sudeste no século XVII, sendo importante também por ter como seu provável fundador o bandeirante Fernão Dias Paes Leme. 
A Quinta do Sumidouro é um imóvel rural construído em 1674 no interior da Capitania de São Vicente. O imóvel se localiza no distrito de Fidalgo, município de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Serviu de residência temporária aos bandeirantes Fernão Dias e Borba Gato, bem como forneceu mantimentos e víveres para os sertanistas das expedições em busca de minerais preciosos.
Juntamente com a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa e Sítio da Quinta do Sumidouro tem suas origens na expedição bandeirante de 1674. Conta a tradição que o aventureiro, diante das grandes dificuldades dos caminhos e carência de recursos, fixou parte da expedição no local denominado Anhanhonhacanhuva, que significa em tupi: água parada que some no buraco, onde construíram o arraial de São João do Sumidouro.
A capela mantém características da segunda fase do barroco mineiro do século XVIII, no estilo D. João, como o coroamento do retábulo com dossel e anjos, tarjas, nichos cortinados e colunas com base com cabeças de anjos entre nuvens. O forro da capela mor possui pinturas no estilo rococó.
Fernão Dias escolheu nos arredores um sítio de terras mais férteis para o plantio extensivo, onde construiu sua residência, ficando o local conhecido como Quinta do Sumidouro. Data provavelmente desta época a edificação da Capela do Rosário da Quinta do Sumidouro e local onde veio a falecer, que pode ser incluída entre as primeiras capelas de Minas Gerais.

No mapa aparece como Sumidouro e está disponível em: 1927_13_MG Município de Santa Luzia.

© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário