Brejo do Amparo é hoje distrito de Januária, no Norte de Minas. Foi o berço da ocupação do Norte-mineiro, sendo de grande importância histórica e cultural para Minas. No distrito, foi erguida pelos Jesuítas a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em 1688, tendo sido a segunda igreja construída em Minas Gerais.
Brejo do Amparo, foi elevado a distrito em 1811, e até então pertencia a Comarca de São Romão, e guarda uma longa e vasta história de ascensão e declínio politico administrativa e comercial, tendo sua sede mudada para Januária, até que o Município que, por efeito da Lei provincial n° 3.194, de 13 de setembro de 1884, foi elevada definitivamente a sede da cidade de Januária, antiga Porto do Salgado.
A região foi desbravada por bandeirantes no século XVII, entre eles, Borba Gato. Em uma de suas paradas pela região, fundou no local uma pequena aldeia. Com a chegada de novos bandeirantes e sertanistas, o local começou a crescer e prosperar.
Brejo do Amparo possui casario colonial e uma joia do barroco mineiro: a Igreja da Nossa Senhora do Rosário, datada de 1688, construída em um quilombo orientado pelos jesuítas. Este templo foi um dos primeiros em Minas Gerais, e tem proporções médias, sendo que no interior há um coro ao fundo e à esquerda a tribuna, cercada com guarda-corpo, em ripas trabalhadas. O piso é em campas de madeira. A nave possui dois altares, a capela-mor tem o forro pintado com motivos religiosos e altar-mor, de confecção popular, possui vários arcos com colunas torcidas, tendo ao fundo nichos para imagens.
O mapa está disponível em: 1927_01_MG Município de Januária .
© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário