Com a descoberta de ouro em suas terras, Belo Vale foi um dos primeiros núcleos populacionais de Minas Gerais, sendo formado a partir de 1681, interessados pelo ouro descoberto nas roças de Matias Cardoso.
Em 1735, graças à descoberta de ouro na Serra do Mascate, ergueu-se uma igreja em homenagem a Sant'Ana, quando o arraial passou a se chamar Santana do Paraopeba.
Entre os anos de 1760 a 1780 foi construída a Fazenda Boa Esperança, residência do Barão do Paraopeba, proprietário das terras na localidade. Na fazenda, possuía um plantel de, mais ou menos, 1.000 cativos, que trabalhavam na mineração de ouro na Serra do Mascate.
Em torno de 1760, a aridez das terras de Santana do Paraopeba fez com que os fazendeiros procurassem lugares melhores para a lavoura e a pastagem. Adentraram pelo Rio Paraopeba e deram início, num vale, um povoado chamado de São Gonçalo, erguendo uma igreja em homenagem ao santo em 1764.
Com a construção de uma pequena ponte de madeira, mudou-se o nome do povoado para São Gonçalo da Ponte. Em 1839 este é elevado a distrito. Em 1914 o nome do distrito á alterado passando a se chamar simplesmente Belo Vale.
Igreja de Santana - Construída em 1735 por Manoel Sobreira e Manoel Machado. A edificação da capela dedicada a Sant’Ana se deu devido a descoberta de ouro na região, no dia 26 de julho, decidiram então, erguer no alto do local denominado São Pedro do Paraypeba, hoje Santana do Paraopeba, a capela em estilo barroco dedicada a avó materna de Jesus.
Igreja Nossa Senhora de Boa Morte - Situada na comunidade Quilombola de Boa Morte, a igreja foi construída em 1760 pelos portugueses Gonçalo Alvares e Paiva Lopes que chegaram nessa região por volta de 1757. A Igreja apresenta uma talha primorosa, com colunas torsas e detalhamento barroco. Em 2015 a igreja teve a restauração estrutural finalizada.
Igreja Matriz de São Gonçalo da Ponte - A Igreja Matriz dedicada a São Gonçalo da Ponte foi construída pelos portugueses Gonçalo Alvares e Paiva Lopes no ano de 1760. Possui três altares sendo dois laterais e altar mor no mais clássico estilo barroco, possui esculturas de anjos, segundo estudiosos, esculpida por escravos.
Belo Vale fica distante 88 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Congonhas, Ouro Preto, Moeda, Brumadinho, Bonfim, Piedade dos Gerais, Jeceaba.
O mapa estará disponível em: 1927_07_MG Município de Bomfim
Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário