terça-feira, 19 de fevereiro de 1980

19 – Nossa Senhora da Conceição de Prados - Campo das Vertentes – Fundadas em 1704

 O povoado que deu origem a Prados, surgiu nos primórdios do século XVIII, por volta de 1704, quando dois irmãos bandeirantes, Manoel e Félix Mendes do Prado, chegaram aqui com uma comitiva de Taubaté. A notícia do ouro fácil atraiu muitos paulistas para a região.
Eles deram origem a um núcleo de mineração que, mais tarde, tornou-se o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Prados, um dos mais importantes do Termo da Vila de São José. Têm-se notícias de casamentos realizados na Capela de Prados já em 1716. O fato de o lugar ter sido passagem de boiadas e tropas muito contribuiu para o desenvolvimento da localidade.
A localidade de Prados pertenceu à vila São José Del Rei, atual Tiradentes, até 1890, emancipada pelo decreto estadual número 41 de 15 de abril. O município foi instalado em 1891. Neste mesmo ano, foram lhe conferidas as regalias de comarca pela lei estadual número 23 de 24 de maio.
O centro histórico dessa cidade setecentista mantém igrejas e casarões bem conservados. Ali viveu a mulher considerada como a mais atuante no movimento da Inconfidência Mineira - a rica pradense Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, mulher do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes. O casarão que lhe serviu de residência após o degredo do marido é hoje um atelier de artesanato que fica em frente à Igreja Matriz.
A devoção a Imaculada Conceição de Maria, cujo a crença chegou por volta do ano de 1646, com o rei D. João IV, e espalhou-se por todo o território nacional. É talvez a devoção dos primeiros povoadores do Arraial dos Prados que explique a dedicação do templo à Imaculada Conceição. 
A “freguesia” de Nossa Senhora da Conceição de Prados em 1718, foi promovida canonicamente a Paróquia de N. Sra. da Conceição de Prados. Em 1752, um alvará régio criou a Vigaiaria Colada à Igreja Matriz de Prados, pertencente à Arquidiocese de Mariana. No ano de 1960, com a criação da Diocese de São João Del Rei, a Paróquia passou a fazer parte desta igreja particular. Em 1989, com o estabelecimento das foranias ou regiões pastorais, a Paróquia recebeu o título de sede da Forania de Prados.
A construção de sua igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição de Prados data do início do século XVIII e é rica em detalhes que a tornam um verdadeiro bem nacional, desde 1995 também reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da matriz, integram a Paróquia as igrejas de Santo Antônio, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de Nossa Senhora do Carmo, além de outros cinco templos na área rural de Prados. Atualmente, 27 pastorais, movimentos e ministérios estão em atuação na Paróquia.

O mapa está disponível em: 1927_15_MG Município de Prados .

© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário