O espaço é um convite para que os visitantes conheçam um pouco da história da família e dos primeiros anos de vida de Pelé. A Casa Pelé é um resgate histórico da Três Corações do início dos anos 40 e remonta à infância simples daquele que se tornou o Rei do Futebol.
A memória e a mística do local em que Pelé nasceu e viveu até os três anos continuam mantidas na Casa Pelé, em Três Corações (MG). O imóvel foi inaugurado em setembro de 2012 e marcou também a data em que o Rei esteve na cidade pela última vez. O local é uma réplica construída no mesmo terreno onde a antiga casa era localizada. O Rei do futebol morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos.
A casa foi reconstituída com os mínimos detalhes possíveis de como era a vida do pequeno Edson em meados de 1940: portão de maneira, cômodos simples e pequenos, fogão à lenha e muitas lembranças.
Além das réplicas dos objetos que pertenciam à casa, o imóvel possui o berço original que dormia Pelé. O parto do Rei ocorreu no próprio quarto em que o móvel está colocado.
Foi construída pelo artista plástico Fernando Ortiz, que há mais de 30 anos ele trabalha para que a cidade abrace definitivamente o homem mais famoso que já nasceu por lá.
Obsessivo com essa missão, Fernando lutava para reconstruir a casa onde a família Arantes (os proprietários eram os avós maternos do Rei) viu o garoto nascer e viver até o 3 anos de idade.
Foi uma tremenda batalha na tentativa de convencer o poder público e a população local sobre a importância desse resgaste histórico e o quanto isso ajudaria Três Corações a prosperar no campo do turismo, por exemplo.
Fernando obteve várias vitórias ao longo dos anos. Uma delas foi conseguir que o espaço onde um dia foi a residência --o local virou um terreno baldio, com duas invasões-- fosse repassado ao município.
Para que isso fosse possível, ele recorreu a Danielle Nascimento, filha de Maria Lúcia, irmã de Pelé, e advogada do Rei. Ela conseguiu fazer todos os procedimentos para regularizar a escritura.
Foram entrevistas presenciais, que emocionaram toda a família, em Santos. Cada espaço, cada móvel e cada canto estava nas lembranças de Jorge e Celeste. Desde as cores do piso até os detalhes das paredes, dos quartos etc.
Com a escritura em ordem e o projeto da casa desenhado, o Ministério do Turismo abraçou a causa. A pasta liberou verba de R$ 156 mil, valor total do orçamento para a reconstrução do que um dia foi a casa de Pelé.
A inauguração ocorreu, em 23 de setembro de 2012, data de aniversário de fundação da cidade, com Pelé presente.
Casa Pelé - Três Corações
Rua Edson Arantes do Nascimento, 1000, Centro. CEP: 37410-000.
© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/07/2022