segunda-feira, 8 de julho de 2024

Caminho da Fé - São Bento do Sapucaí - SP á Aparecida do Norte - SP de Motocicleta

Caminho da Fé - Percurso 03 de 04: de São Bento do Sapucaí - SP á Aparecida do Norte -SP

Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí - SP
Pedra do Baú é um conjunto de rochas gnaissicas da Serra da Mantiqueira localizado no município de São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, Brasil. O ponto culminante é a Pedra do Baú (altitude de 1964 metros e 340 metros de altura, conhecido por abrigar algumas rotas de escalada esportiva. É formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.





Paróquia de Sant’Ana em Sapucaí-Mirim - MG.
Criação: 1877

No decorrer do tempo Devido as terras férteis, ao ótimo clima e a pesca farta e variada no rio Sapucaí-Mirim, reuniram-se nessa região, um aglomerado de pessoas. Com isso, foram realizadas as doações pelos residentes, destacando-se  o senhor Ladislau Pereira de Carvalho, que no ano de 1871 dirigiu um requerimento a câmara de São Paulo, visto que na época o mesmo era a autoridade superior e dirigia o local da parte religiosa, manifestando o desejo de construir um patrimônio:  A Capela de Sant’Ana.
O requerimento de Ladislau Pereira de Carvalho, foi atendido, e com os patrimônios frutos de doações dos possantes e do próprio Ladislau, foi então construída a capela em homenagem à Padroeira Sant’Ana, que teve início em 1918 e foi concluída em 1937.
A igreja registra fatos importantes na fundação do povoado, bem como a presença dos padres da Congregação de Nossa Senhora do Sion, que estiveram à frente da Paróquia por 10 anos de 1961 a 1971. Neste período mantiveram também o Seminário de Sion, que funcionava onde atualmente é o Acampamento Nosso Recanto, no bairro Bom Jesus.

Paróquia Santo Antônio em Santo Antônio do Pinhal - SP.
Paróquia Santo Antônio- criada em 1861 em Santo Antônio do Pinhal, graças as doações de terras pelos fazendeiros ao santo de devoção no ano de 1850, depois vieram outras doações favorecendo o surgimento de um povoado em torno da capela em meio as matas de Araucárias. A devoção ao santo de devoção iniciou o povoamento da região no alto da serra da Mantiqueira.
A Igreja Matriz de Santo Antônio foi construída em madeira, no ano de 1811. Em 1924 foi iniciada, no mesmo local, a construção do templo atual. Por ser uma cidade interiorana e seguidora de tradições, Santo Antônio do Pinhal conserva e realiza diversas festas religiosas o ano todo.


Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso em Pindamonhangaba - SP.
Criada em 1707 é considerado um dos mais antigos templos religiosos da Diocese, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sob o comando do Pároco Benedito Gil Claro e em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Antônio Afonso de Miranda, foi elevada à categoria de Santuário Mariano Diocesano no dia 24 de junho de 1988.
As obras dessa singela igreja foram terminadas pelo seu primeiro vigário, o Padre João de Faria Fialho e inaugurada em 26 de julho de 1.707, recebendo a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Posteriormente, em 1.841, por iniciativa de Monsenhor Ignácio Marcondes, a igreja primitiva foi totalmente reedificada, sob o comando do arquiteto Francisco Antônio Pereira de Carvalho, carinhosamente conhecido como Chiquinho do Gregório, tendo acompanhado como mestre de obra, o português José Pinto dos Santos. A nova Igreja Matriz foi inaugurada em 1.853.
No final do século XIX, em 1.890, o vigário Cônego Tobias da Costa Resende coordenou a primeira reforma do interior do templo. Sucedendo-o, o Padre Francisco Reale, em 1891, mandou colocar as grades fronteiriças e calçar de mármore o adro da igreja.
Em 1.909, sob o comando do vigário Padre Ângelo Gazza, foi realizada a segunda reforma. Em seguida, em 1.926, com o projeto do arquiteto Francisco D`Arace o presbitério da Igreja foi totalmente reedificado.
O atual aspecto da nossa Igreja Matriz é de responsabilidade do vigário Monsenhor João José de Azevedo, que em setembro de 1.941, inaugurou o piso de ladrilhos, substituindo todo o madeiramento anterior, bem como as barras de granilito que protege as paredes laterais e a Mesa da Sagrada Comunhão.
Em face das significativas mudanças realizadas no templo, decidiu-se sagração do novo templo religioso, sendo presidido pelo Bispo de Lorena, Dom Francisco Borja do Amaral.
Em 1.952, Monsenhor João iniciava a reforma interna, com uma belíssima pintura de responsabilidade do artista Antônio Limones e seu filho Miguel Limones. Com o tempo, a antiga caiação azul clara deu lugar aos painéis litúrgicos, executado em concreto armado, obra essa finalizada em agosto de 1.960.
Em 06 de janeiro de 1.964, com o nome de argão Maestro João Antônio Romão, em festiva solenidade foi inaugurado o órgãos de tubos, construído em cinco anos pelo mestre alemão Gustavo Weissemrieder.

Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte - SP.
Em 24 de junho de 1888, Dom Lino D. R. de Carvalho, bispo de São Paulo, inaugurou a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’. O primeiro vigário do Santuário foi o padre Joaquim Pereira Ramos.
Em 1893, a Basílica recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assinado por Dom Lino Deodato Rodrigues, bispo de São Paulo.
Em 8 de setembro de 1904, em frente à Basílica, ocorre a Coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, como Rainha do Brasil. 
Em 5 de setembro de 1909, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, celebrou a sagração solene do título de Basílica Menor à Basílica Histórica. A honraria foi concedida pelo Papa Pio X, em 29 de abril de 1908. 
 A Basílica abrigou a imagem original até 1982, quando Esta foi trasladada para a Basílica Nova, atual Santuário Nacional. 
No ano de 2004, a Basílica Histórica de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração foi em fevereiro de 2015.
 
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte - SP.
Considerada a maior Igreja Mariana do mundo, com capacidade de acolher de 30.000 a 45.000 pessoas em seu interior, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve sua construção iniciada em 11 de novembro de 1955. De Arquitetura Neorromânica, foi projetada pelo Arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, tornando-a conhecida por seus tijolos aparentes e rústicos, mas principalmente pela grandiosidade de sua obra. No local encontra-se a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em meados de outubro de 1717, pelos pescadores: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia.
A estrutura foi solenemente consagrada em 4 de julho de 1980, pelo Papa João Paulo II, quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elevou a nova basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas pelos romeiros.
Em novembro de 2016, por decreto do Papa Francisco, a basílica foi elevada à dignidade de Igreja-Catedral da Arquidiocese de Aparecida. O santuário é visitado anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.

O roteiro está disponível em: Roteiro Basílica de São Bento em Araraquara á Basílica Nacional de Nossa senhora Aparecida  .

© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário