Caminho da Fé - Percurso 02 de 04: de Poços de Caldas - MG á São Bento do Sapucaí - SP
Cristo Redentor - Poços de Caldas - MG
Localizado a 1686 metros acima do nível do mar o monumento do Cristo Redentor no alto da Serra de Poços de Caldas foi idealizado por José Raphael dos Santos Nettona gestão do prefeito de Poços de Caldas, Agostinho Loyolla Junqueira. O projeto foi autorizado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
A obra iniciada em fevereiro de 1958 foi inaugurada em tempo recorde no dia 13 de maio do mesmo ano. Para execução do projeto, foi aberta a estrada que liga a área central a serra de São Domingos. A “empreitada”, como era chamada na época, ficou sobre a responsabilidade da empresa de Ottaviano Papais, de Campinas, pela importância de CR$ 1.380,00 velhos.
Papais também foi o projetista e contou com a participação do engenheiro fiscal Dr. David Benedito Ottoni e do técnico Marcelo Begosi de Campinas. A construção ficou sobre a responsabilidade de Manoel Candido Martins e Hercules Tassinari.
Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio – Caldas - MG
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, construída no início da década de 1.810, foi erguida no mesmo local da primeira capela da cidade. A decoração interior é muito detalhada, rica e possui, como destaques, a imagem da padroeira, trazida de Portugal em 1.881, e a Tela da Anunciação, um dos patrimônios tombados da cidade, do artista plástico sueco Fredrik Westin.
A peça central é a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio, uma obra de arte importada da cidade portuguesa do Porto. Doada à cidade em 1881 pelo generoso Barão de Caldas, hoje considerada um patrimônio histórico do Município.
Ao entrar, os visitantes são recebidos por uma visão encantadora no armário de vidro: a Virgem Maria e o Senhor dos Passos. Uma imagem adicional, de Nossa Senhora da Aparecida, de madeira e cerca de 40 centímetros de altura, também está presente, enriquecendo ainda mais o acervo sacro.
Igreja do Rosário – Caldas - MG
A Igreja do Rosário, construída em 1.924, substituiu a antiga capela que existia no local desde o século XIX. A Igreja do Rosário fica de frente para a matriz, com os jardins centrais, a Fonte Luminosa e o Coreto da cidade entre elas.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário teve sua construção iniciada na década de 1920 por Joaquim Amarante que fez uma promessa a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito para que sua filha, que não conseguia andar, pudesse adquirir os movimentos da perna.
Quando a graça foi alcançada, Joaquim Amarante construiu o templo religioso com recursos próprios. A edificação que abriga o templo religioso encanta pela beleza de sua arquitetura e imagens que fazem parte da devoção católica do município de Caldas.
Ainda em Caldas há a Gruta de Nossa Senhora Aparecida.
Ponto de descanso para peregrinos, conta-se que a gruta foi construída entre os anos de 1958 e 1960, ainda na fase de terraplanagem da rodovia.
Além de ser um ponto de refúgio, silêncio e paz, no meio de um bosque que abriga tucanos e uma linda vegetação, ainda conta com uma mina d’água potável e uma igrejinha feita em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
Santuário de Santa Rita de Cássia - Santa Rita de Caldas - MG
Criação: 1868
A história do santuário tem início no ano de 1852. Quando ainda era Distrito de Santa Rita do Rio Claro, uma pequena ermida dedicada a Santa Rita de Cássia já atraía alguns devotos, que ali faziam suas orações e cumpriam suas promessas. Após muita insistência dos moradores, a Cúria Diocesana de São Paulo autorizou a ereção e edificação de uma capela dedicada a Santa Rita, que se tornaria padroeira do lugar. A bênção da Capela ocorreu em janeiro de 1856.Mas com o crescimento do povoado, o número de fiéis também aumentou. E em 30 de janeiro de 1871 a Paróquia foi canonicamente oficializada.
Mas a Paróquia de Santa Rita de Caldas deve muito a um piedoso sacerdote que por ali viveu por 50 anos: Monsenhor Alderigi Maria Torriani. Chega à Paróquia no dia 27 de março de 1927, sendo transferido em 1931 para Camanducaia. Dois anos depois, em 1933, regressou para Santa Rita, onde ficou até o ano de 1977, quando faleceu aos 82 anos de idade.
Foi Monsenhor Alderigi o responsável em 21 de maio de 1957, trazer e apresentar aos fiéis a imagem de Santa Rita de Cássia e uma relíquia, vindas diretamente da Itália.
Praça de Congonhal - Monumento á Christo Redemptor - 1928 |
Criação: 1958
A paróquia teve inicio em 20 de janeiro de 1891, quando José Francisco Lopes e João Bernardes de Souza fizeram doação de 10 alqueires de terras para formação de um povoado que teria o nome de Santa Quitéria e São João Batista.
Posteriormente, veio a edificação de uma capela que, na verdade foi o marco inicial do novo povoado a sombra da qual cresceu o novo núcleo até que em 1913 foi elevado à categoria de distrito passando a pertencer ao município de Caldas, com o nome de Ipuiúna, que significa águas turvas.
Paróquia São José – Congonhal - MG
Criação: 1880
A ocupação do território do Município, ocorreu a partir de 1800, iniciada pelo Comendador José Ferreira de Matos, um dos primeiros habitantes e fundadores da localidade.
Em 1857, o Comendador doou terrenos de sua fazenda para a ereção de uma capela em louvor a São José. A localidade, situada em uma planície, banhada pelo rio Cervo, de clima ameno, solo fértil e próxima a Pouso Alegre e à cidade de Caldas, dois importantes centros na época, desenvolvendo-se, sendo criada a Paróquia de São José, em 1869, o que motivou a vinda de inúmeros moradores.
Em 1900, a então Vila de Congonhal contava 2400 habitantes, que liderados pelo Coronel Evaristo Valdetaro e Silva, buscaram sua emancipação política e administrativa.
O topônimo inicial foi São José do Congonhal, invocação do Padroeiro e abundância de uma planta nativa -congonha -existente na região até 1938. Simplificado para Congonhal, embora conhecido como Vila do Congonhal, ficou definido como Congonhal, em 1953.
O turismo religioso também tem destaque após o ano de 1987, onde houve no bairro rural de São Domingos um fenômeno sobrenatural popularmente denominado “Aparições de Nossa Senhora da Obediência” onde posteriormente foi construído o Santuário de Nossa Senhora da Obediência que costuma receber fiéis em romaria todos os anos.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pouso Alegre -MG
Criação: 1975
Nossa Senhora de Fátima, tem esse nome, por ter aparecido em Fátima, Portugal. Três crianças pastoras tiveram a visão da Virgem Maria, na Cova da Iria, em 1917.
São duas igrejas dedicadas à Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre. A Capela de Fátima e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, nasceu em 13 de maio de 1975. A Arquidiocese pediu ao governo português uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi recebida com festa, na inauguração da paróquia. Ela é a única paróquia redonda de Pouso Alegre e cidades vizinhas, uma arquitetura que chama a atenção. De todos os ângulos é possível ver o altar. Nele está a imagem encomendada em Portugal.
São quatro sinos, com um significado especial. Eles têm imagens de Maria e as três crianças pastoras que viram sua aparição.
Relíquias de três santos e da Beata Nhá Chica, de Baependi, estão guardadas na paróquia. Os fragmentos de urna funerária são de Santa Jacinta Marto e São Francisco Marto, dois dos três pastores que viram a Virgem Maria. O fragmento de Santa Cecília está no altar Santa Cecília.
Paróquia Bom Jesus - Pouso Alegre - MG
Criação: 1810
No local em que está situada a catedral, foi construída em 1802 uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus. Com a elevação do povoado do Mandu, núcleo original de Pouso Alegre, à condição de freguesia em 6 de novembro de 1810, foi instituída no ano seguinte a Paróquia do Senhor Bom Jesus. A antiga capela foi demolida em 1849 e, no ano seguinte, iniciou-se a construção da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, dirigida pelo coronel José Garcia Machado e concluída em 1857. Com a criação da Diocese de Pouso Alegre em 1900, a matriz passou ao status de catedral.Em 1949 começou a demolição da igreja matriz, onde a missa foi celebrada pela última vez em 19 de junho. No local da antiga matriz foi construído o atual templo. Em 6 de abril de 1952 foi celebrada a primeira missa na nova catedral, antes mesmo da conclusão das obras. A cerimônia de sagração da nova catedral ocorreu em 3 de agosto de 1980, quando foi concluída a sua construção.
Santuário de Santa Sara Kali - Pouso Alegre - MG
Santa Sara Kali tem um santuário dedicado a ela em Pouso Alegre, no Sul de Minas, que atrai milhares de visitantes todos os anos. O complexo abriga o maior mirante de Santa Sara no mundo, espaço de atendimento e uma gruta em homenagem à padroeira dos ciganos e a santa da maternidade. O local fica no bairro Ferreiras, na zona rural. A entrada é pela rodovia Fernão Dias.
Uma imagem de Santa Sara foi colocada no Espaço Guaraci para que devotos possam rezar e colocar lenços na imagem e fazer pedidos ou agradecimentos. O lenço simboliza uma tradição cigana ao longo das últimas décadas devido à história de Santa Sara.
Sara Kali era negra e acompanhava Cristo ainda muito pequena, com cerca de 12 anos, e também Maria Santíssima. Ela trabalhava como parteira. Seguia os passos e ficou encantada com as palavras de João Batista e ensinamentos de Cristo. Depois da crucificação de Jesus, foi perseguida, como todos os cristãos. Ela fugiu, foi capturada e jogada ao mar.
Paróquia São João Batista - Cachoeira de Minas - MG
Criada em1882.
A ocupação do território ocorreu por volta de 1853, por Inácio da Costa Rezende e sua esposa Rosa Maria, proprietários da Fazenda Cachoeira. Estes doaram terrenos para a construção de uma capela, que foi eregida à margem direita do rio Sapucaí-Mirim e dedicada a São João Batista. Nasceu assim a povoação com o nome de São João Batista das Cachoeiras.
Em 1º de janeiro de 1854, inaugurou-se a capela construída pelos fundadores, Inácio da Costa Rezende e Rosa Maria, com a celebração da primeira missa pelo Cônego João Dias de Quadros Aranha. A exploração agrícola assumiu o comando da economia da comunidade, que, na época, desenvolveu-se consideravelmente.
A Lei da Assembléia Legislativa Provincial Mineira no 3057 de 31 de outubro de 1882, foi criada a freguesia de São João Batista das Cachoeiras, desmembrada de Conceição dos Ouros, ambas do Sul de Minas, deste bispado de São Paulo: Havemos por bem, pela presente, atendendo aos que representou confirmá-la, como por esta Provisão.
O Padre José Ferreira da Cruz, incansável batalhador por essa instituição canônica, funcionou como primeiro cura contratado da Capela de São João Batista, por mais de trinta anos. Era um sacerdote trabalhador, austero e virtuosíssimo. Esta Paróquia que pertencia à jurisdição eclesiástica de São Paulo, passou, em 1900, a obedecer a de Pouso Alegre que se tornou, então, sede de Diocese.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição dos Ouros - MG
Criada em1865.
A primeira população oficial de Conceição dos Ouros foi registrada somente no ano de 1824, quando Major Félix da Mota Pais se fixou junto com a família, escravos e amigos, na região do Oratório das Dores. Devido à dificuldade do atendimento religioso, o major e seu vizinho, Inácio da Costa Resende, firmaram um acordo onde construiriam uma capela na divisa de suas propriedades. A história conta que a esposa de Inácio e a de Félix se desentenderam, assim Inácio da Costa Resende, em 1854, construiu uma capela dedicada a São João Batista nas proximidades do local do antigo acordo, hoje Cachoeira de Minas. Já Major Félix construiu, no mesmo ano, uma dedicada à Nossa Senhora da Conceição, próxima ao local onde o Ribeirão dos Ouros encontra o Rio Sapucaí-Mirim.
A capela de Ouros logo teve que ser substituída por um templo maior, já que o número de fiéis havia crescido abruptamente. Com isso a Arquidiocese de São Paulo cria a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Ouros, em 1865. As terras ourenses pertenceram a Pouso Alegre e posteriormente a Paraisópolis. A localidade emancipou-se no ano de 1948, adotando o atual nome.
Paróquia São José - Paraisópolis - MG
Por volta de 1820, o Guarda-mor Francisco Vieira Carneiro tomou posse da sesmaria doada por D. Pedro I. As terras foram exploradas pelo primeiro grupo de fazendeiros e colonos que aqui se instalaram. Um dos fazendeiros deste grupo chamava-se José Alves Lima e era procurador do Guarda-mor Francisco Vieira Carneiro. José Alves Lima foi muito importante para a formação de nossa história, pois através de seu intermédio foi construída a primeira capela cujo orago seria para São José.
Em 1845, a capela elevou-se a curato, tornando-se seu cura o Padre José Joaquim de Toledo. No requerimento em que se solicitava a graça do curato, Padre José mencionava o aumento da população e a grande distância (nove léguas), entre São José das Formigas e a Vila de Pouso Alegre, cujo povoado pertencia.
Pela Lei Provincial n° 472, de 31 de maio de 1850, o Curato foi elevado a Freguesia e passou a ser conhecido como São José do Paraíso. A partir de então Guarda-mor deixou seu filho Cel. José Vieira Carneiro no poder, nesse ano a população já atingia 2.500 pessoas.
Paróquia São Bento – São Bento do Sapucaí - SP
Por volta do ano de 1820 a 1822, José Pereira Álvares e outros agricultores residentes às margens do Rio Sapucaí Mirim, em terras de Pindamonhangaba, tencionou erigir uma capela dedicada a Nossa Senhora, no local onde hoje se ergue a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Por motivo de constantes rixas com os habitantes do município mineiro de Camanducaia eles foram obrigados a paralisar as obras de construção da capela. Pouco tempo depois de José Pereira Álvares sua mulher, Dona Ignez Leite de Toledo doaram a São Bento uma grande extensão de terras, com o fim de nela erigir uma igreja sob a invocação do glorioso São Bento de Núrsia (480-547) - monge italiano, iniciador da Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina.
O povo levou uma imagem do santo que existia na antiga capela da Guarda Velha, situada próximo a Sant’ana do Sapucaí Mirim, povoado mineiro, para o local onde hoje se ergue a igreja Matriz de São Bento, povoado paulista.
O roteiro está disponível em: Roteiro Basílica de São Bento em Araraquara á Basílica Nacional de Nossa senhora Aparecida .
© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 13/07/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário