Dia 12 de outubro é comemorado o dia da Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida fica localizado no interior paulista, a cerca de 420km de Araraquara-SP, na cidade de Aparecida, o qual existem inúmeros pontos turísticos em Aparecida do Norte, também chamada popularmente assim em referência à construção da estrada de Ferro do Norte. Aparecida, tais como: Morro dos Presépios, Caminho do Rosário, a Imagem, dentre outros.
Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida –Marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745, em estilo barroco foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Passa por um minucioso processo de restauração que está lhe devolvendo suas características originais. É um dos monumentos mais visitados de Aparecida e considerado um símbolo de fé pelos devotos. A longa passarela une a antiga igreja ao Santuário Nacional.
Passarela da Fé – Com seus 389 metros de comprimento e 35 de altura, a passarela que une a Matriz Basílica e o Santuário Nacional e facilitar o acesso para a visitação dos peregrinos. É um marco de Aparecida. Inaugurada em 1972, é ponto de visitação obrigatório na cidade.
Atualmente, são realizadas inúmeras procissões com a imagem em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e muitas pessoas fazem o pagamento de promessas atendidas atravessando de joelhos todo o percurso de mais de 392 metros como forma de agradecimento.
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O Santuário Nacional de Aparecida é o maior centro de evangelização católica do Brasil e recebe cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. Foi inaugurado em 1980 e reformado em 2017.
O interior da igreja acolhe 30 mil devotos em torno do Altar Central e nas celebrações externas, a capacidade é para 300 mil pessoas. A área específica da basílica compreende quase 72 mil m², e inclui os pavimentos inferior e térreo, arcada, Tribuna Sul, Cúpula Central e as Capelas da Ressurreição e do Batismo, além da Torre da Basílica.
Dentro do prédio do santuário, os locais mais procurados, além do salão central, são: a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Sala das velas e a Sala das Promessas, um verdadeiro museu repleto de objetos doados por devotos que fizeram promessa à santa.
A basílica é um dos pontos turísticos em Aparecida do Norte mais visitados do País, principalmente por estar entre os dez destinos de peregrinação católica, e recebe milhões de visitas por ano. São turistas e fiéis que viajam de diversos estados para conhecer o município, pedir milagres e agradecer pelas bênçãos recebidas, e conhecer os lugares em Aparecida, tais como: Morro dos Presépios, Caminho do Rosário, a Imagem, dentre outros.
Morro do Cruzeiro – Ponto de peregrinação do município, marcado por esculturas que representam as estações da Via Sacra. Um dos mais belos atrativos da cidade, de onde se tem uma magnífica vista do Santuário Nacional.
O Morro do Cruzeiro tem 83 metros de altura e o caminho até ele tem 900 metros de extensão. Possui em seu caminho as 14 estações da Via Sacra, que relembra os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário.
A primeira celebração no local aconteceu em 1948. desde então, a tradicional procissão acontece até o local na Sexta Feira Santa, todos os anos.
A torre se localiza no topo do Morro do Cruzeiro, tem 30 m de altura. Acima dela há uma cruz de 20 metros moldada em aço, que pesa 25 toneladas. Dois elevadores levam os visitantes ao mirante da torre, que oferece uma vista espetacular de 360 graus da cidade e da basílica.
Também é possível subir o morro e fazer a via-sacra através do bondinho aéreo. O passeio que liga a Basílica ao Morro do Cruzeiro, dá acesso ao mirante e possibilita uma visão ampla de toda a cidade. Este é um dos serviços pagos, podendo ser realizado qualquer dia da semana, nos horários entre 9h e 16h30.
Caminho do Rosário - O Caminho do Rosário de Aparecida do Norte SP, é um caminho de 1,4 km de extensão que passa pelas estátuas da Via Crucis, na margem do Rio Paraíba do Sul.
O caminho é todo pavimentado e ajardinado, possui bancos e pergolados no percurso e vai da Cidade do Romeiro até o Porto de Itaguaçu.
Pode ser percorrido caminhando, acesso gratuito, ou a bordo do Trem do Devoto, pago. Uma boa dica é ir de trem e voltar caminhando ou vice-versa.
Memorial Redentorista e Padre Vítor Coelho – Criado em 1910, o Memorial Redentorista resgata a história desta importante missão de fé, abrigando um museu, a Capela Memorial Redentorista e a Capela em homenagem ao Padre Vítor, conhecido como Apóstolo do Rádio, cujo processo de beatificação encontra-se em andamento.
Porto Itaguaçu – O local marca o ponto, no Rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717. O local pertence a Arquidiocese desde 1951 e é para ele que se encaminham todos os fiéis interessados em conhecer o lugar onde tudo começou e entender um pouco mais da história da Santa Mãe.
Com o crescimento no número de peregrinos interessados em visitar o Porto Itaguaçu, o local foi estruturado para receber de forma adequada os turistas, tendo sua reinauguração no dia 11 de outubro de 1997.
No local há uma capela e o monumento conhecido como ‘Os Três Pescadores’, obra do artista Chico Santeiro, além de uma cruz prateada que marca o ponto onde a imagem foi encontrada.
O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio. Os embarques acontecem todos os dias, das 7h às 17h, sendo necessário um mínimo de 15 pessoas para iniciar o passeio.
Aquário – Com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, o aquário conta inclusive com uma piscina de tubarões que podem ser tocados pelos visitantes.
Igreja de São Geraldo – Localizada na entrada do Porto Itaguaçu foi construída em 1926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos.
Este é o local, que em 1732, foi construída um pequeno oratório na beira da estrada, onde o vilarejo se reunia e rezava terços e ladainhas a Nossa Senhora Aparecida. E justamente num desses encontros de oração, as velas que ladeavam a imagem simplesmente se apagaram (sem vento algum). Uma senhora de nome Silvana da Rocha, ao tentar reacender as velas, as mesmas se acendem diante de todos milagrosamente. Este acontecimento passa a ser conhecido como o “Milagre das Velas”.
Igreja de São Benedito – Palco de uma das mais tradicionais festas religiosas do Vale do Paraíba, a igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro.
Estátua de Nossa Senhora Aparecida
A estátua fica no bairro Itaguaçu, o espaço fica aberto para visitação das 6h às 23h e a entrada é gratuita. A região onde o monumento foi colocado fica a cerca de três quilômetros distante do Santuário Nacional de Aparecida.
Instalada em uma parte alta da cidade, é possível ver a estrutura gigante de longe, a pelo menos seis quilômetros longe do local, justamente por conta da altura.
O monumento, de 50 metros de altura, é maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros de altura. Por enquanto, a área tem sido administrada pelo artista Gilmar Pinna, responsável pela produção da estátua. Isso porque ela ainda não está totalmente concluída - ainda será instalado um mapa gigante do Brasil, segurado por dois braços que representam Deus. A previsão é que isso seja entregue em até dois anos.
Mirante das Pedras – Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.
Mirante da Santa – Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado exclusivamente à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo.
Seminário Bom Jesus – Criado para ser um grande centro de formação religiosa, o Santuário Bom Jesus ganhou destaque como atrativo turístico após hospedar Madre Paulina e os papas João Paulo II e Bento XVI. O magnífico edifício, erguido em 1895 em estilo.
Centro de Apoio ao Romeiro – Foi projetado para oferecer comodidade e conforto às compras e lazer dos romeiros, possui uma grande praça de alimentação e mais 380 lojas, onde se podem comprar todos os tipos de lembranças. Está localizado dentro do estacionamento do Santuário Nacional.
Feira Livre – Localizada nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.
O roteiro está disponível em: Roteiro Basílica de São Bento em Araraquara á Basílica Nacional de Nossa senhora Aparecida .
© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 16/07/2024