terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Barreirinhas - MA

Cidade mais conhecida dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a principal base para quem deseja explorar a região. O lugar oferece boa infraestrutura, vários hotéis e pousadas, restaurantes de qualidade, comércio desenvolvido e muitas agências de turismo que levam os viajantes aos passeios.
Por ser a cidade mais completa entre todas as bases, Barreirinhas acaba sendo a escolha de grande parte das pessoas que visitam os Lençóis Maranhenses. Ainda que seja a mais popular, é importante deixar claro que Barreirinhas não é a única opção para hospedagem. Caso esteja com viagem marcada para a região, leia também sobre Santo Amaro e Atins. Pode ser que as duas outras combinem mais com você. Na dúvida, veja mais no post sobre onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses.
Quem optar por ficar em Barreirinhas encontrará uma cidade bem mais agitada se comparada a Atins e Santo Amaro. E isso também significa que haverá muito mais turistas! Será mais fácil encontrar grupos para fazer os passeios e, ao mesmo tempo, será quase impossível visitar uma lagoa vazia. A verdade é que é praticamente irresistível se hospedar em Barreirinhas, já que lá estão os passeios mais famosos dos Lençóis Maranhenses.
A aproximadamente 255 km de distância de São Luiz, em uma viagem de quatro horas de ônibus você chegará a Barreirinhas, cidade considerada o portal dos Lençóis Maranhenses. Uma cidade movimentada pelo turismo e tem a sua alta temporada entre os meses de maio a setembro, época em que as lagoas estão cheias e a cidade movimentada pelo vai e vem de pessoas em busca das belezas naturais do local.
Bem, como a minha proposta ali era vivenciar a cidade e conhecer os Lençóis Maranhenses, fui logo procurar o que a cidade tinha a oferecer de natureza, já que para chegar aos Lençóis eu teria de pegar um 4X4, e me deparei com um rio todo para mim, rio Preguiças.
Com 120 km de extensão você já pode até imaginar o quão diversificado ele é. Na cidade você encontra várias entradas para poder tomar seu banho de rio livremente, mas eu encontrei um lugar único e particular chamado Centro Cultural Baial Ramos. O local é um acervo com biblioteca, labirinto poético, poesias escritas sobre pedras e espalhadas sobre o chão e muros e lá no fundo, escondidinha, uma pequena faixa de areia que dá acesso ao rio, onde pude me refrescar nas tardes tórridas do Maranhão.
Os roteiros de passeio em Barreirinhas são bem estabelecidos e oferecidos por todas as agências a preços bem similares. As principais atrações dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul.
Para ver os Lençóis Maranhenses de maneira ainda mais espetacular, o ideal é realizar um sobrevoo. Fora do parque, quem atrai os turistas é o passeio de lancha pelo Rio Preguiças que leva até Vassouras, Mandacaru e a Praia do Caburé, que também pode ser acessível em passeio de quadriciclo. Vale ainda conferir o boia cross pelo Rio
Formiga, que oferece aos turistas a experiência de descer o rio flutuando em boias, sendo levados apenas pela correnteza.
Se o tempo não permitir a hospedagem também em Santo Amaro e Atins, o ideal é fazer passeios de um dia para as duas regiões. Será muito cansativo, mas certamente vale o sacrifício e o tempo.
Guia do Lençóis Maranhenses e Barreirinhas - MA
Na prática, Barreirinhas não está tão próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses quanto as outras duas bases, por isso o tempo de deslocamento para qualquer atração será maior. É bom estar preparado para o balanço dos 4x4 que levam às lagoas. Veja mais sobre os passeios por Barreirinhas e pelos Lençóis Maranhenses.
Visitei os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas em janeiro de 2015, valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário