O museu folclórico funciona no antigo Prédio da Alfândega, datado de 1873. Restaurado em 2014, oferece visitas guiadas que apresentam todo o acervo, formado por vestimentas e instrumentos musicais usados nas festas do Bumba-Meu-Boi. No novo espaço, equipamentos multimidia conduzem a uma viagem pela história, tradições, patrimônio e as artes maranhenses. O visitante pode ainda fazer um passeio sonoro passando pelo reggae maranhense, o som das Caixeiras, o Tambor de Crioula, o Tambor de Mina e ainda experimentar as festas e danças tradicionais do estado.
A edificação foi completamente reconfigurada. Ganhou equipamento com múltiplas possibilidades educacionais erguido com técnicas museológicas contemporâneas e se transformou um museu multimídia.
Recursos audiovisuais atuais, também, estão a serviço de quem quer experimentar mais o Maranhão. Será possível sobrevoar a capital em uma tela touch screen, discutir verdades e mitos sobre a sua fundação, conhecê-la sob o olhar de um fotógrafo do início do século e entender como e porque São Luís tornou-se Patrimônio Mundial.
Com olhar holístico e visão antropológica, a Casa do Maranhão proporciona aos visitantes um roteiro completo sobre o Estado, reunindo textos, vídeos, softwares e experiências que narram a história desse pedaço do Brasil, a partir das forças que forjaram seu caminho nos campos social, econômico e cultural.
O público poderá conhecer mais sobre os fatos mais marcantes da memória do Estado, como a tentativa de instituir uma colônia francesa, entre outros acontecimentos da história recente. “O roteiro de visita deverá não só informar, mas emocionar as pessoas. Dar aos turistas e moradores uma visão geral e ao mesmo tempo detalhada de aspectos que não são passíveis de interpretação, pois o Estado é muito grande e diverso para que se possa conhecer em apenas uma viagem”, explica Patrícia Servilha, curadora do projeto.
Além da capital, será possível explorar o litoral do Estado, segundo maior de toda a costa brasileira, e conhecer como os municípios do interior estão distribuídos no território. No topo da suntuosa escadaria dessa edificação, uma das manifestações mais expressivas do estado: o Bumba-meu-boi, Patrimônio Cultural Brasileiro.
Guia de Museus do Estado do Maranhão |
A parte principal da exposição se encontra no piso superior. Ali é mostrado o folclore, as lendas, as histórias e as tradições que fazem parte da cultura maranhense, assim como seu patrimônio arquitetônico e as artes em geral. Além de quadros com fotos e textos, há muitas vestimentas e instrumentos musicais, além de equipamentos multimídia que exibem vídeos e reproduzem músicas.
Visitei o Museu Casa do Maranhão em janeiro de 2015, valeu a pena.