domingo, 29 de dezembro de 2013

Estância Balneária do Guarujá - SP


O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. São cidades que recebem verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias todos os anos, sempre aplicadas em obras que melhoram sua estrutura para receber turistas. Se classificam em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
As Estâncias Balneárias Paulistas são cidades que possuem praias belíssimas, diversos trechos preservados de Mata Atlântica e programas para quem quer mar, sol, céu azul, cultura ou esportes de aventura.
São elas: Bertioga; Cananeia; Caraguatatuba; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Ilhabela; Itanhaém; Mongaguá; Peruíbe; Praia Grande; Santos; São Sebastião; São Vicente e Ubatuba.
Guarujá é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se na latitude sul 23º 59' 18" e longitude W (oeste) 46º 14' 32", a uma altitude de 4,27 metros. A população, segundo o Censo de 2010, era de 290 752 habitantes. Possui uma área de 142,9 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2 034 hab/km². É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo.
Guarujá "Pérola do Atlântico" surpreende com suas belas praias, paisagens e natureza incomparáveis a qualquer outro lugar. Muito procuradas pelos turistas não só durante a temporada. Localizada na Ilha de Santo Amaro e a apenas 80 Km de São Paulo, esta cidade possui muitas opções para sua estada. São hotéis, pousadas e flats para uma hospedagem com todo conforto que você merece.
É impossível descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias que encantam a todos que as visitam. A imaginação sempre nos leva a identificar um réptil na ilha, que nasceu para ser um templo do sol.
Mas a verdade é que o processo iniciado há cinco milênios por intermédio do qual o mar, em seu movimento incessante, uniu várias ilhas da região, transformando a cobra e filhotes em um imenso Dragão Alado, que resultam nas mais lindas praias de Guarujá. Cada praia tem suas peculiaridades, que agrada a todos os gostos. 
As selvagens são acessadas por trilhas ou barcos (Éden, do Góes, Branca, Preta, Armação das Baleias, Fortaleza da Barra Grande, Cheira Limão, Saco do Major, Camburi, Congava e Bueno) e frequentadas pelos banhistas mais aventureiros. 
As urbanizadas, indicadas para toda a família, têm alimentação, banheiros e, em algumas, pode-se até alugar jet-skis e banana-boat (Guaiúba, Astúrias, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, Mar Casado, São Pedro e Iporanga). 
Há também praias ideais para prática de surf, com ondas de até 3 metros de altura (Pitangueiras, Enseada, Pernambuco e Tombo).
Fazendo do lugar o paraíso do litoral sul do estado de São Paulo.Vários fortes e fortalezas foram construídas para defesa do litoral, entre elas há a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande que está localizada na região sudoeste da ilha de Santo Amaro entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário santista. É um monumento histórico-militar edificado no século XVI durante o domínio espanhol.
Guarujá é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Atualmente, a cidade de Guarujá é conhecida como a "Pérola do Atlântico", devido às suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.
Visitei a AFPESP de Guarujá em julho de 2013, valeu a pena.

sábado, 12 de outubro de 2013

Estância Hidromineral de Lindóia - SP

A Estância Hidromineral de Lindóia é considerada a "Capital da Água Mineral", de onde é extraído um volume de 40% da água mineral consumida no Brasil.
Além dessa riqueza natural, está cercada pela beleza da Serra da Mantiqueira, com sua vegetação exuberante e o Rio do Peixe que passa ao longo do município, com trechos de cachoeiras, compondo um cenário de extraordinária beleza natural.
Tem como sua principal atração o Grande Lago, lugar perfeito para o ecoturismo e o turismo de esporte e lazer.

GRANDE LAGO LINDÓIA
Complexo Turístico do Vale do Barreiro com 260 mil m2 de espelhos d'água é alimentado pelas nascentes que afloram das Montanhas. Sua área pertence à Prefeitura e foi adquirida por doação de pessoas que desejavam o progresso de Lindóia. O Grande Lago é o maior empreendimento turístico da região e conta hoje com o Clube Náutico e Vertedouro. É muito procurado para o Ecoturismo por sua paisagem exuberante, cachoeira em sua cabeceira, árvores frutíferas e ornamentais, ninhais de garças pantaneiras, etc. Destaca-se também o Turismo de Esportes e Lazer: pesca, natação, esportes náuticos, trekking, mountain bike, moto cross e corrida nas áreas circundantes, provas e campeonatos.
Clube náutico: Composto de 07 quiosques com churrasqueiras, 01 lanchonete, 02 decks, vestiários e fontes de água mineral.
Vertedouro: Composto de 02 quiosques com churrasqueiras, vestiários, quadras de areia, pista de skate,lanchonete e praia artificial.

CENTRO DE MEMÓRIA
Descrição: Pequeno, porém aconchegante em apenas quatro pequenos cômodos o Centro de Memória mostra a história da cidade e apresenta seus ilustres moradores. Também há uma sala específica que conta à história da água mineral. Existe um documento de compra de águas que foram enviadas junto com o homem à Lua, exemplar de uma garrafa que acompanhou a expedição da Apollo 11, além de máquinas e antigos garrafões para transportar a água mineral.

GARRAFA
Iniciativa do Lions Clube, desde 1978 é o símbolo representativo da maior riqueza do Município: Água Mineral. Grandes números de turistas registram sua visita ao Município através de fotos, da carinhosamente chamada "Garrafona de Água Mineral". Abriga também, o marco em homenagem aos Emancipadores do Município, ocorrido em 1965.

RIO DO PEIXE
O Rio que corta a cidade deu origem ao nome da Estância, "Lindóia rio que enche e não sai das margens" ou "Rio que não sai das margens". Palavra de origem tupi-guarani. Possui inúmeras cachoeiras e ilhas, que encantam os visitantes, destacando a Ilha dos Amores, Ilha do Padre e as Cachoeiras do Salto, dos Costas e dos Feixes.

Visitei a AFPESP de Lindóia em Outubro de 2013, valeu a pena.


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Circuito das Águas em Minas Gerais - São Lourenço - MG


Estância Hidromineral de São Lourenço
São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira. Sua população é de 42.372 habitantes.
Famílias e idosos fazem a festa em São Lourenço. Para a turma da terceira idade, as caminhadas e os passeios de pedalinho no Parque das Águas rejuvenescem qualquer cidadão. E o que dizer das fontes que, segundo os moradores, oferecem águas que curam de anemias a úlceras? Ainda no parque, um balneário com banhos de espuma e sais, ducha escocesa, sauna e massagens promete aliviar todos os níveis de stress.
Já quem viaja com as crianças, além do cartão-postal da cidade, encontra lazer nos hotéis espalhados pelo Centro. Muitos oferecem piscinas com toboáguas, recreadores e muita diversão. 
Sem contar a pensão completa, que apresenta as delícias da culinária mineira com direito a uma mesa fartíssima de sobremesas onde nunca faltam doce de leite, goiabada e queijo minas. As delícias são encontradas também no Mercado Municipal e nas feiras livres que acontecem nas pracinhas. 
Fora do Centro, as atrações são o Center Kart, que além de pista de corrida oferece arvorismo, paintball e escalada; e o Sítio Lagoa Seca, com visitas monitoradas em que as crianças podem tirar leite da vaca, dar mamadeira aos cabritos e tomar café da roça. 
Indicados para todos são os passeios de charrete pelo Centro e o de Maria-Fumaça em direção à Soledade de Minas. A viagem às margens do rio Verde dura duas horas - ida e volta - e é animada por violeiros. 
E ainda tem os voos panorâmicos de balão e a Rota do Café Especial, um roteiro pelas lavouras de Carmo de Minas com direito a degustação! 
Estive em São Lourenço em Agosto de 2013 valeu a pena.

sábado, 6 de julho de 2013

Estância Balneária de Itanhaém - SP

O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. São cidades que recebem verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias todos os anos, sempre aplicadas em obras que melhoram sua estrutura para receber turistas. Se classificam em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
As Estâncias Balneárias Paulistas são cidades que possuem praias belíssimas, diversos trechos preservados de Mata Atlântica e programas para quem quer mar, sol, céu azul, cultura ou esportes de aventura. Ao todo são 15 Estâncias Balneárias: Bertioga; Cananeia; Caraguatatuba; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Ilhabela; Itanhaém; Mongaguá; Peruíbe; Praia Grande; Santos; São Sebastião;  São Vicente e Ubatuba.
Estância Balneária de Itanhaém
Este mapa pode ser baixado em: 
Mapa da estância Turística de Itanhaém
Itanhaém é um município situado no Litoral Sul do Estado de São Paulo, distante 382 km de Araraquara, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, por Martim Afonso de Souza. Tem grande importância histórica, pois oferece ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam, de forma fiel, a sua história. Itanhaém foi elevada à categoria de Vila no ano de 1561. Graças às construções da época, que eram de grande porte, conquistou o status de município. A cidade oferece vários tipos de atrativos turísticos como igrejas, museus, passeios nas ilhas oceânicas (que são points de mergulho de classe internacional) e nos rios, além de preservar  sua Mata Atlântica.
A cada feriado prolongado, a cidade é tomada por muitos banhistas. Muitos vão para as diversas colônias de férias. 
A Praia dos Pescadores, uma enseadinha com costão de Mata Atlântica, é central e tem casas pé na areia. Outra atração da cidade é a Pesca Embarcada, realizada a bordo de barcos como Capitão Gringo e Paparyco 2. As pescarias duram até 12h e mesmo quem é pescador de primeira viagem consegue fisgar peixe graúdo. As saídas são das marinas do Satélite e Maitá. O Convento Nossa Senhora da Conceição, no Morro do Itaguaçu, é uma das primeiras igrejas do Brasil (1699/1713). Lá do alto se tem boa vista da cidade.
Na praia de Suarão está instalada a Unidade recreativa de Lazer da Associação do funcionários Públicos do Estado de São Paulo. 
Visitei a AFPESP de Itanhaém em julho de 2013, valeu a pena.

sábado, 4 de maio de 2013

Estância Hidromineral de Serra Negra - SP

O mapa mais detalhado pode ser baixado em: 
Mapa da estância Hidromineral de Serra Negra
O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. São cidades que recebem verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias todos os anos, sempre aplicadas em obras que melhoram sua estrutura para receber turistas. Se classificam em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
As Estâncias Hidrominerais são as cidades que possuem águas terapêuticas, bicarbonadas, radioativas, banhos de imersão, tratamentos medicinais, além dos esportes radicais e parques ecológicos. Ao todo são 11 Estâncias Hidrominerais: Águas da Prata; Águas de Lindoia; Águas de Santa Bárbara; Águas de São Pedro; Amparo; Ibirá; Lindoia; Monte Alegre do Sul; Poá; Serra Negra e Socorro.
Estância Hidromineral de Serra Negra
A Estância Hidromineral de Serra Negra apresenta o turismo tradicional, de compras, de eventos e rural. Seu agradável clima de montanha, aliado às fontes de águas minerais com poderes terapêuticos e sua rica beleza natural, tornaram-lhe conhecida como "Cidade da Saúde".
Na Estância o turista poderá realizar passeios turísticos tradicionais, seja pelo teleférico que leva ao Monumento do Cristo Redentor, nos trenzinhos que realizam o city tour pela Estância, em fontes diversas ou por belas praças. O contato direto com a natureza se completa com uma visita ao Balneário Municipal, que oferece banhos de imersão, pérola, turbilhão, saunas seca e úmida, duchas e massagens revigorantes.
O comércio local apresenta grande variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O turismo rural oferece a possibilidade de visitação em propriedades que desenvolvem desde o plantio de café e cultivo de produtos orgânicos à fabricação de queijos e vinhos. A vida noturna também se destaca com bares e restaurantes atrativos e animadas casas noturnas. Para bem recepcionar o turista, a cidade conta com uma ampla estrutura hoteleira e excelente serviço de hospedagem, que pode ser comprovado através de luxuosos hotéis, como também junto ao ambiente familiar e informal dos hotéis fazenda.
Para a realização dos mais diversos tipos de eventos, Serra Negra mantém em constante atividade o Centro de Convenções Circuito das Águas, o maior complexo para sediar eventos da região. Sua estrutura física compreende três auditórios que totalizam 1400 lugares e mais três salas de apoio. A área de exposições coberta inclui amplo saguão de 4 mil m² que se soma à área externa de 3.640 m² e ao pátio de 4 mil m². O complexo conta com amplo estacionamento, restaurante e lanchonete, ambulatório, telefones públicos e acesso para deficientes.
Localizada ao norte do Estado de São Paulo, numa região de 927m de altitude com picos de até 1.300m e rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, Serra Negra possui um ambiente seguro e agradável. Serra Negra está á 149 km de São Paulo.
As roupas de lã já não são as únicas estrelas da cidade. Artigos de couro a bons preços são cada vez mais procurados por turistas. Na Rua Coronel Penteado, que concentra lojas de roupas e calçados, é quase impossível encontrar vaga para estacionar nos fins de semana.
Então, fica a dica: hospede-se em um dos hotéis do Centro e circule a pé. Durante uma pausa nas compras, vale provar uma das receitas do restaurante estrelado Sr. Bacalhau.
Na rodovia entre Serra Negra e Lindóia está instalada a Unidade recreativa de Lazer da Associação do funcionários Públicos do Estado de São Paulo. 
Visitei a AFPESP de Serra Negra em Maio de 2013, valeu a pena.

sábado, 13 de abril de 2013

Estância Balneária de Ubatuba - SP

O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. São cidades que recebem verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias todos os anos, sempre aplicadas em obras que melhoram sua estrutura para receber turistas. Se classificam em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
ESTÂNCIAS BALNEÁRIAS
As Estâncias Balneárias Paulistas são cidades que possuem praias belíssimas, diversos trechos preservados de Mata Atlântica e programas para quem quer mar, sol, céu azul, cultura ou esportes de aventura. Ao todo são 15 Estâncias Balneárias: Bertioga; Cananeia; Caraguatatuba; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Ilhabela; Itanhaém; Mongaguá; Peruíbe; Praia Grande; Santos; São Sebastião;  São Vicente e Ubatuba.
Estância Balneária de Ubatuba
Situada no espetacular Litoral Norte do estado de São Paulo e no entorno do Trópico de Capricórnio, a cidade de Ubatuba é um paraíso para surfistas e praieiros. A cidade com 78.000 habitantes (a 466 quilômetros de Araraquara) é conhecida como a capital do surfe de São Paulo, assim como um importante centro para prática de iatismo. Os visitantes e os moradores têm mais de 100 praias para escolher, então não há razão para ir para casa sem pegar um bronzeado.
Em 1563, a Corte Portuguesa envia o jesuíta Padre Anchieta para celebrar a paz entre os índios locais e os colonizadores recém-chegados.
O povoado consegue sua emancipação em 1637 e passa a chamar-se Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. O nome Ubatuba é de origem indígena, composto pelos vocábulos: Ubá (canoa) e Tuba (muitas).
A cidade possui 748 mil metros quadrados de área total, 102 praias e mais de 20 ilhas. Suas praias oferecem condições para as práticas de surf, mergulho, vela e para todos os tipos de esportes aquáticos.
Considerada um paraíso ecológico do Litoral Norte paulista, o município conta com ampla rede hoteleira e gastronômica e agrega infinitas riquezas naturais. Sua gente simples, de rica cultura, acolhe os visitantes em busca de lazer e diversão.
O município conta com três Parques de preservação ambiental. O maior deles é o parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 47 mil hectares. Na região norte, destaque para o Parque Nacional da Serra da Bocaina.
A cidade conta com um dos primeiros parques subaquáticos do Brasil, situado na área de preservação ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta, e é habitada por comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e caiçaras, que mantêm suas tradições e costumes preservados.
Vale destacar que a cidade de Ubatuba tem um dos maiores índices de Mata Atlântica preservada do Brasil.
Ubatuba parece resistir à especulação imobiliária do litoral. O resultado disso é que boa parte das 75 praias permanecem intocadas e 80% da Mata Atlântica da região, preservada.
As praias ao sul, com quiosques, são as mais movimentadas e ficam perto do Centro, onde estão os melhores restaurantes. Quem busca sossego deve tomar o rumo norte, onde estão praias mais tranquilas, como Picinguaba e Félix. Mesmo assim, no verão a realidade é outra. Afinal, com tanta beleza natural e um número tão grande de praias, Ubatuba atrai milhares de turistas em busca de sol e mar.
Turismo de Aventura 
Cachoeira Água Branca (120 m) - Localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar,tem trilha longa (cerca de 7h ida e volta), que deve ser feita com guia. No caminho há bons locais para banho, como o Lago Azul, Sete Quedas e Queda Brava. Se quiser seguir a trilha sozinho, a cachoeira da Renata e o Poço Verde, a poucos minutos de caminhada do estacionamento,têm acesso fácil e sinalizado. Para contratar guia, contate a Associação dos Monitores de Ubatuba.
Parque Estadual da Serra do Mar - O Núcleo Picinguaba é o único que chega até o mar. Abrange 80% da área deUbatuba. A trilha mais procurada é a Casa da Farinha, de 3 km (3h ida e volta), que passa por uma comunidade remanescente de quilombos.
Passeios
Projeto Tamar  - Depois de Fernando de Noronha e da Praia do Forte, Ubatuba é a terceira base mais importante do projeto. Nos tanques há tartarugas-cabeçudas, olivas, verdes e de pente, as quatro espécies presentes no litoral brasileiro. R. Antônio Athanasio da Silva, 273 (Itaguá).
Aquário - Além de espécies de água doce, tem um dos maiores aquários oceânicos do país. No tanque de contato, as crianças podem tocar em arraias, lagostas, ouriços, estrelas-do-mar e pepinos-do-mar. Ao lado fica o Museu da Vida Marinha. R. Guarani, 859 (Itaguá).
Este mapa pode ser baixado em: 
Mapa da estância Turística de Ubatuba
Praias
Da Figueira - Fica quase na divisa com Caraguá. Tem mar calmo e água transparente. Acesso difícil (35 km de estrada de terra precária). Ponta Aguda A forma de ponta que dá nome à praia compõe um belo visual, que compensa o acesso difícil (por estrada ruim, a partir de Tabatinga).
Mansa - É deserta e tem mar calmo. Dela se avista Ilhabela. Pode ser acessada por mar e depois por trilha curta ou por caminho difícil a partir da Cassandoca.
Cassandoca - Extensa e de águas calmas, com vários quiosques. Daqui saem trilhas para as praias do sul.
Do Bonete - Tem mar de tombo, bar e muitas árvores sombreando a areia. Acesso de barco ou a pé, partindo da Lagoinha.
Do Cedro - Uma das mais bonitas e das mais vazias. Pequena, tem piscinas naturais e Mata Atlântica abundante. Acesso por trilha a partir da Praia da Fortaleza.
Do Lázaro - Tem boa estrutura hoteleira, casas de veraneio, comércio, quiosques e vendedores ambulantes. Há diversões aquáticas, como banana boat, caiaques e barcos que fazem passeios.
Do Tenório - Próxima do Centro da cidade, é pequena e tranquila, mas tem quiosques na areia. Fica dentro de um condomínio.
Vermelha do Norte - Muito procurada por surfistas, por suas ondas fortes. Próxima à rodovia.
Itamambuca - As ondas constantes fazem dela a praia do surfe de Ubatuba, onde há constantes campeonatos.
Do Félix - Com boas ondas e trechos calmos, é ideal para surfe e para banhistas. Tem alguns barzinhos e árvores que protegem contra o sol forte. Fica no caminho para Paraty.
Passeio - De Escuna Partindo às 11h do píer do Saco da Ribeira, vai até a
Ilha de Anchieta, que, entre 1902 e 1952, abrigou um presídio projetado
por Ramos de Azevedo. Na volta, o barco para na Praia Sete Fontes para almoço (pago à parte).
Das Toninhas - A Praia das Toninhas fica a 8 km do Centro de Ubatuba. Toninhas é incrível porque na mesma praia é possível encontrar ambientes bem distintos. A parte mais próxima á praia grande tem bastante ondas, possui menos quiosques e é também um pouco mais vazia. Já a outra ponta das toninhas é mais cheia, tem águas calmas, perfeita para o banho de mar das crianças e possui vários quiosques e ambulantes vendendo de tudo. Como um todo, a praia é bem limpa, a água do mar é clara e muito frequentado por famílias. Nesta praia está instalada a Unidade recreativa de Lazer da Associação do funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Visitei a AFPESP em abril de 2013, valeu a pena.
Monumento ao Pescador
Na entrada da Estância Balneária de Ubatuba há o Monumento ao Pescador. Trata-se de uma escultura com 9 m e altura foi erguida na entrada da cidade, no trevo de saída para Taubaté, homenageando o pescador de nosso município. A iniciativa da Prefeitura conta com apoio de uma comissão que após definição do local , aprovado pela comissão, teve como base um ensaio fotográfico com a maquete montado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo – SAL, que apontou o ângulo para melhor visualização do motorista e do pedestre que passam pela rotatória. A obra foi executada com a supervisão do artesão Demétrio da Silva, autor do projeto que entre outras obras, criou a estátua do Bandeirante, em Taubaté. “É uma forma de homenagear os pescadores do nosso município que fazem parte da nossa história e até hoje simbolizam o que temos de mais autêntico em termos de tradição”, disse o prefeito Paulo Ramos.
Estive em Ubatuba em Abril de 2013 valeu a pena

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Circuito das Águas em Minas Gerais - Cambuquira - MG

Cambuquira
Em meio ás montanhas do Sul de Minas e cercada por uma floresta remanescente de Mata Atlântica, em um misto de crença e ciência, as fontes de água mineral com poderes curativos e terapêuticos estão localizadas dentro do Parque das Águas.
Quem vem até a cidade pode desfrutar também do turismo de aventura, com a prática de voo livre na rampa do Piripau, incríveis trilhas, cachoeiras e mirantes. E não dá pra ir embora sem conhecer o artesanato da cidade e levar um doce caseiro ou queijo para casa.
Conheça a cidade que preserva a qualidade e a qualidade da melhor água mineral do mundo!
A origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart.
A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas e, em 1861, a Câmara Municipal de Campanha efetuou a desapropriação das terras, considerando-as de utilidade pública. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.
Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito de Campanha. Em 1894 foi inaugurada a Estrada de Ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto nº 2528) município no dia 12 de maio de 1911, tendo como primeiro prefeito Dr. Raul de Noronha Sá. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de Estância Hidromineral em 1970.
Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada – na primavera, as flores de centenas de árvores de Magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte.
Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação. Possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários.
As principais atrações da cidade são: o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1.300 m de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta.
Origem do Nome
Cambuquira quer dizer “grelo de aboboreira; guisado desses grelos que se serve como acompanhamento de carne assada”. Do Tupi-guarani Caà-ambyquira: Mato brotado ou broto de aboboreira, iguaria muito cultivada e apreciada pelos primeiros moradores.
Antigos nomes: São Sebastião de Cambuquira e Águas Virtuosas de Cambuquira.
Parque das Águas com seis fontes de água mineral com propriedades terapêuticas
Cambuquira uma  Estância Hidromineral, um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude, a origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart. A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito de Campanha. Em 1894 foi inaugurada a Estrada de Ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada município no dia 12 de maio de 1909. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de Estância Hidromineral. Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do Estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada, na primavera, as flores de centenas de árvores de magnólia perfumam a atmosfera da cidade e é uma atração à parte. Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação, possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários. As principais atrações da cidade são o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1 300 metros de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta, oferecendo também a tradicional culinária mineira, às famosas pizzas na pedra e demais pratos da cozinha italiana.
Estive em Cambuquira em Janeiro de 2013 valeu a pena.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Circuito das Águas em Minas Gerais - Lambari - MG

No sul de Minas Gerais está o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. Formado por belas cidades em plena Serra da Mantiqueira, possui um clima agradável e uma riqueza natural que transmite tranqüilidade e qualidade de vida. O circuito das águas oferece aos turistas momentos de descanso, relaxamento, lazer e bem-estar. São diversas fontes e balneários para banhos, massagens e momentos de harmonia e equilíbrio com o corpo e a mente. Além dos parques que podem ser conhecidos através dos passeios de charretes, pedalinhos e teleféricos, com uma vista privilegiada. 
Conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais e por sua biodiversidade, o Circuito das Águas de Minas Gerais é um dos primeiros que já se ouviu falar no Brasil. Estrategicamente localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Circuito Turístico das Águas é formado por 10 municípios tendo São Lourenço e Caxambu como cidades pólo.
É formado pelas cidades de São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari e Soledade de Minas.
Estância Hidromineral de Lambari
Próxima das estâncias mais famosas de Minas Gerais - Caxambu e São Lourenço -, Lambari é um poço de tranqüilidade. Procurada pelos turistas da terceira idade, tem o Parque das Águas como principal atração. O espaço oferece seis fontes variadas - gasosa, alcalina, magnesiana, levemente gasosa, ferruginosa e picante - além de piscinas de água mineral. 
Lambari é uma estância hidromineral. Faz parte do famoso Circuito das Águas de Minas Gerais.
A cidade é bastante procurada pelas suas destacadas belezas naturais, clima e principalmente pela água mineral, eleita no passado como a 3ª melhor do mundo e capaz de curar doenças. Há, originalmente, sete fontes dentre as quais a Nº 1 e Nº 2 compõem a maior fonte de água mineral naturalmente gasosa do mundo.
Outro atrativo da pequena cidade é o Cassino do Lago, uma imponente construção de 1911, às margens do Lago Guanabara. Para apreciar o prédio por vários ângulos, faça uma caminhada pela pista de cooper, ou ainda, um passeio de charrete ou de bicicleta. Para quem está com os pequenos, vale alugar um pedalinho para circular pelo espelho d'água. 
A natureza é o destaque nos arredores de Lambari. No Parque Wenceslau Braz, um verdadeiro bosque formado por eucaliptos, magnólias e pinheiros, é possível observar diversas espécies de aves durante uma caminhada ou uma pedalada ao redor de um lago. A área oferece ainda piscinas com toboáguas, cascata, quadras de peteca e de vôlei, bares e lanchonetes. Belas cachoeiras também se espalham pela região. Entre as mais conhecidas estão a de João Gonçalves e a do Roncador, ambas na estrada para Jesuânia; e Sete Quedas, protegida no Parque Estadual Nova Baden, repleto de trilhas.
Estive em Lambari em Janeiro de 2013 valeu a pena.