A Estância Hidromineral de Lindóia é considerada a "Capital da Água Mineral", de onde é extraído um volume de 40% da água mineral consumida no Brasil.
Além dessa riqueza natural, está cercada pela beleza da Serra da Mantiqueira, com sua vegetação exuberante e o Rio do Peixe que passa ao longo do município, com trechos de cachoeiras, compondo um cenário de extraordinária beleza natural.
Tem como sua principal atração o Grande Lago, lugar perfeito para o ecoturismo e o turismo de esporte e lazer.
GRANDE LAGO LINDÓIA
Complexo Turístico do Vale do Barreiro com 260 mil m2 de espelhos d'água é alimentado pelas nascentes que afloram das Montanhas. Sua área pertence à Prefeitura e foi adquirida por doação de pessoas que desejavam o progresso de Lindóia. O Grande Lago é o maior empreendimento turístico da região e conta hoje com o Clube Náutico e Vertedouro. É muito procurado para o Ecoturismo por sua paisagem exuberante, cachoeira em sua cabeceira, árvores frutíferas e ornamentais, ninhais de garças pantaneiras, etc. Destaca-se também o Turismo de Esportes e Lazer: pesca, natação, esportes náuticos, trekking, mountain bike, moto cross e corrida nas áreas circundantes, provas e campeonatos.
Clube náutico: Composto de 07 quiosques com churrasqueiras, 01 lanchonete, 02 decks, vestiários e fontes de água mineral.
Vertedouro: Composto de 02 quiosques com churrasqueiras, vestiários, quadras de areia, pista de skate,lanchonete e praia artificial.
CENTRO DE MEMÓRIA
Descrição: Pequeno, porém aconchegante em apenas quatro pequenos cômodos o Centro de Memória mostra a história da cidade e apresenta seus ilustres moradores. Também há uma sala específica que conta à história da água mineral. Existe um documento de compra de águas que foram enviadas junto com o homem à Lua, exemplar de uma garrafa que acompanhou a expedição da Apollo 11, além de máquinas e antigos garrafões para transportar a água mineral.
GARRAFA
Iniciativa do Lions Clube, desde 1978 é o símbolo representativo da maior riqueza do Município: Água Mineral. Grandes números de turistas registram sua visita ao Município através de fotos, da carinhosamente chamada "Garrafona de Água Mineral". Abriga também, o marco em homenagem aos Emancipadores do Município, ocorrido em 1965.
RIO DO PEIXE
O Rio que corta a cidade deu origem ao nome da Estância, "Lindóia rio que enche e não sai das margens" ou "Rio que não sai das margens". Palavra de origem tupi-guarani. Possui inúmeras cachoeiras e ilhas, que encantam os visitantes, destacando a Ilha dos Amores, Ilha do Padre e as Cachoeiras do Salto, dos Costas e dos Feixes.
Visitei a AFPESP de Lindóia em Outubro de 2013, valeu a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário