A povoação areadense foi fundada aos 25 dias do mês de abril de 1823. Os desbravadores, idealizadores e generosos cidadãos referidos, cuja memória respeitosamente reverenciamos, abriram uma clareira em plena mata densa e edificaram uma capela que seria o primeiro marco da cidade de Areado.
A agricultura fixou os recém-chegados ao solo produtivo e experiências pioneiras foram feitas com o plantio do trigo e do centeio. Depois tiveram êxito com as culturas da cana-de-açúcar, fumo e algodão, tendo como atividade auxiliar a criação de gado de corte e leiteiro. Naquele tempo, as casas eram de pau-a-pique, tendo sido posteriormente substituídas pelas de adobo- espécie de tijolo de barro-; algumas delas ainda existem até hoje. Já naquela época, a vocação para o desenvolvimento do artesanato florescia para suprir as necessidades de utensílios, vestimentas, instrumentos, fiação em roca, tecelagem manual, manufatura em couro, cerâmica e outras. No dia 23 de abril de 1823, o Padre Venâncio José Siqueira rezou a primeira missa, cuja data acabou ficando admitida como a de fundação da cidade, com o nome de São Sebastião do Areado.
O lago de Furnas proporciona ao visitante uma vasta opções de atividades a serem feitas, como pesca, pesca esportiva, nado, passeio de barco, travessia de balsa e esportes náuticos. Onde o turista pode se divertir e apreciar a natureza exuberante que o Lago oferece.
Na casa do Artesão são expostos todos os tipos de artesanatos confeccionados em nossa cidade pela associação dos artesãos. Temos a venda de artesanato com diversas coisas como: tapetes, arte em cabaças, pinturas, bordados, produtos para cozinha, colchas, panos de prato, móveis em madeira, enfeites, tecelagem, arte em telha, vidros, doces e geleias.
A Associação Biscoiteiros Unidos - ABU, nasceu da vontade de algumas mulheres em preservar a tradição dos biscoitos assados nos fornos de barro, que foi passada de geração em geração. No passado existiam na cidade deAreado- MG algumas fábricas de polvilho, e as famílias, principalmente as rurais, desenvolveram o costume de assar biscoitos em fornos de barro, comuns na época. Por esse motivo, a cidade ficou conhecida como a Terra do Biscoito. E foi pensando em manter essa cultura viva que a Associação Biscoiteiros Unidos nasceu, e tem lutado dia a dia por essa causa. Com a realização da Festa do Biscoito deAreado, a Associação ganhou forças, sendo que no decorrer do ano são desenvolvidos projetos para difundir a cultura do biscoito. A associação fica próxima ao trevo deareado, e assando biscoito no forno todas as sextas e domingos.
Visitei Areado em dezembro de 2016, valeu a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário