terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Areado - MG

A povoação areadense foi fundada aos 25 dias do mês de abril de 1823. Os desbravadores, idealizadores e generosos cidadãos referidos, cuja memória respeitosamente reverenciamos, abriram uma clareira em plena mata densa e edificaram uma capela que seria o primeiro marco da cidade de Areado.
A agricultura fixou os recém-chegados ao solo produtivo e experiências pioneiras foram feitas com o plantio do trigo e do centeio. Depois tiveram êxito com as culturas da cana-de-açúcar, fumo e algodão, tendo como atividade auxiliar a criação de gado de corte e leiteiro. Naquele tempo, as casas eram de pau-a-pique, tendo sido posteriormente substituídas pelas de adobo- espécie de tijolo de barro-; algumas delas ainda existem até hoje. Já naquela época, a vocação para o desenvolvimento do artesanato florescia para suprir as necessidades de utensílios, vestimentas, instrumentos, fiação em roca, tecelagem manual, manufatura em couro, cerâmica e outras. No dia 23 de abril de 1823, o Padre Venâncio José Siqueira rezou a primeira missa, cuja data acabou ficando admitida como a de fundação da cidade, com o nome de São Sebastião do Areado.
O lago de Furnas proporciona ao visitante uma vasta opções de atividades a serem feitas, como pesca, pesca esportiva, nado, passeio de barco, travessia de balsa e esportes náuticos. Onde o turista pode se divertir e apreciar a natureza exuberante que o Lago oferece.
Na casa do Artesão são expostos todos os tipos de artesanatos confeccionados em nossa cidade pela associação dos artesãos. Temos a venda de artesanato com diversas coisas como: tapetes, arte em cabaças, pinturas, bordados, produtos para cozinha, colchas, panos de prato, móveis em madeira, enfeites, tecelagem, arte em telha, vidros, doces e geleias.
A Associação Biscoiteiros Unidos - ABU, nasceu da vontade de algumas mulheres em preservar a tradição dos biscoitos assados nos fornos de barro, que foi passada de geração em geração. No passado existiam na cidade deAreado- MG algumas fábricas de polvilho, e as famílias, principalmente as rurais, desenvolveram o costume de assar biscoitos em fornos de barro, comuns na época. Por esse motivo, a cidade ficou conhecida como a Terra do Biscoito. E foi pensando em manter essa cultura viva que a Associação Biscoiteiros Unidos nasceu, e tem lutado dia a dia por essa causa. Com a realização da Festa do Biscoito deAreado, a Associação ganhou forças, sendo que no decorrer do ano são desenvolvidos projetos para difundir a cultura do biscoito. A associação fica próxima ao trevo deareado, e assando biscoito no forno todas as sextas e domingos.

Visitei Areado em dezembro de 2016, valeu a pena.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Capitólio - MG

 As águas em tom de esmeralda nos arredores de Capitólio deram à região a fama de "mar de Minas Gerais". E o título não é para menos! Com mais de 1440 km² de área e banhando mais de 30 municípios mineiros, o Lago de Furnas é a maior atração nos arredores da cidade de Capitólio e também o principal motivo que leva tantos turistas até lá. A verdade, no entanto, é que Capitólio vai além-mar e há diversas outras atrações para curtir durante os dias de viagem. Prepare-se para dias de intenso contato com a natureza e muito banho de cachoeira. Capitólio, em Minas Gerais, te espera com cenários deslumbrantes, tudo regado ao melhor do jeitinho mineiro.
Ao montar um roteiro de viagem por Capitólio, comece com um passeio de lancha em Capitólio, curtindo as águas do Lago de Furnas, com direito a deliciosos banhos na Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeirinha da Ilha e no Vale dos Tucanos. Depois, suba ao Mirante dos Cânions de Capitólio para ver toda a beleza do Lago de Furnas do alto, onde duas lindas cachoeiras completam o visual mais famoso da região. O passeio rende lindas fotos de Capitólio! 
Cumpridas as etapas que levam tanta gente a Capitólio, aproveite para curtir com calma outras quedas d’água, algumas com circuitos que rendem facilmente um bom dia de passeio, como as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking. Com mais tempo, vale ainda ir à Cachoeira do Filó, à Cachoeira Poço Dourado, à Cachoeira Fecho da Serra, à Pedreira Lagoa Azul e à grandiosa Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional da Serra da Canastra. Acredite! Uma semana será pouco! 
Capitólio está localizada a 282 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro. Não há aeroportos na região e será necessário percorrer ao menos um trecho por via terrestre para chegar até lá. A boa notícia é que o carro é a melhor maneira de se locomover e explorar as atrações próximas. Sendo assim, una o útil ao agradável e bote o pé nas lindas estradas de Minas Gerais rumo a Capitólio. 
Decidir quantos dias ficar em Capitólio não é tarefa fácil. Grande parte dos turistas que visitam a região aproveita um feriado prolongado para conhecer as principais atrações. Podemos garantir, no entanto, que três ou quatro dias não serão suficientes e você irá embora com vontade de voltar. Se estiver de férias, vale investir em uma semana por lá, com direito a uma visitinha à maravilhosa Serra da Canastra. E como Capitólio é um bom destino para conhecer durante todo o ano, qualquer folguinha na vida e no trabalho rende uma linda viagem!