Brasília é uma cidade linda, com urbanismo e arquitetura singulares. Mesmo que aqui e ali o plano original tenha sido maculado, Brasília é muito bem preservada. Um fim de semana é suficiente para apreciar todos os seus monumentos; com quatro dias, dá para visitar vários deles por dentro.
A cidade é perfeita para planejar uma viagem de última hora. Nos fins de semanas e feriados, você sempre encontrará passagens aéreas para Brasília, e os hotéis ficam repentinamente abordáveis, já que políticos e executivos estão fora da cidade.
1 | Torre de TV + Feirinha + Estádio Mané Garrincha
Vista da Torre de TV: Mesmo com a subida à Torre interditada, por conta de obras de requalificação, a Torre de TV merece uma paradinha no seu circuito.
Feira da Torre de TV; Ao pé da Torre funciona uma feira de artesanato e comida, com botequins que servem pratos típicos de várias regiões brasileiras. De 3ª a 6ª nem todos os stands abrem; de sexta a domingo a feira funciona a pleno vapor (fecha 2ª).
Estádio Mané Garrincha,: No sábado de manhã dá para começar o passeio com a visita ao Estádio Mané Garrincha, que fica a menos de 10 minutos de caminhada. A visita é gratuita, mas precisa ser agendada.
2 | Brasília City Tour
Brasília city tour: O ônibus de dois andares da Catedral Turismo sai do Brasília Shopping e percorre boa parte dos cartões-postais da cidade.
Ponte JK: Em pouco menos de duas horas, o ônibus desce a Esplanada dos Ministérios, pára por 10 minutos na Catedral, passa por Congresso e Itamaraty, dá uma paradinha na Praça dos Três Poderes, atravessa a Ponte JK e volta pelo Palácio da Alvorada e Memorial JK.
3 | Pontão do Lago Sul
Na margem do Paranoá oposta ao Plano Piloto, este é o trecho mais gostoso à beira do Lago Paranoá. Dá para caminhar pelo calçadão, apreciando o movimento dos barcos, veleiros e surfistas stand-up; bares e restaurantes (como o Mormaii Surf Bar, a cervejaria Bierfass, o nordestino Manzuá e o japa Soho) completam a estrutura, espaçados entre si. A sensação é a de estar num parque, não num shopping a céu aberto. O lugar é um dos passeios em Brasília mais concorridos ao entardecer e nos fins de semana.
4 | Passeio de barco pelo Lago Paranoá
Fundos do Alvorada: Os catamarãs da Mar de Brasília passeiam pelo Lago Paranoá nas tardes de sábado e domingo. A navegação dura entre 1h e 1h15 e passa perto da Ermida Dom Bosco, pelos fundos do Palácio da Alvorada e chega ao ponto mais fotogênico para uma selfie com a Ponte JK ao fundo. Os passeios vespertinos pegam o entardecer e o pôr do sol. Vale a pena reservar até sexta-feira para garantir lugar. Leia mais: Mar de Brasília
5 | Catetinho
O Catetinho é um simpaticíssimo museu que conserva as instalações nada palacianas da residência de Juscelino Kubitschek durante a construção de Brasília. Fica a 30 km do Plano Piloto, na direção do Gama. É o antecessor do Palácio da Alvorada.
6 | Catedral de Brasília
Mesmo com seu interior desfigurado — originalmente, não era pintado –, a Catedral reina como a obra número 1 de Niemeyer em Brasília. Por dentro, a Catedral envidraçada, que parece se oferecer aos Céus, emociona até ateus (como o arquiteto).
7 | Congresso Nacional
O tour pelo Congresso leva 50 minutos e acontece de 5ª a 2ª. Na 5ª feira é preciso agendar, mas nos outros dias é só aparecer e esperar a formação do grupo. Se você quer pegar alguma sessão parlamentar acontecendo durante a sua visita, vá na 5ª feira.
8 | Palácio do Planalto
Enquanto o Alvorada está fechado a visitas, o único equipamento presidencial aberto ao público é o Palácio do Planalto, que recebe visitantes aos domingos. É imprescindível fazer agendamento. Atente para a indumentária permitida: não são admitidos visitantes trajando short, bermuda, minissaia, regata, boné e chinelos.
9 | Torre de TV Digital
10 | Eixo Monumental à Noite
Imperdível! Não deixe de passar em revista a Esplanada à noite. A iluminação é show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário