domingo, 20 de julho de 2014

Estância Climática de Campos do Jordão - SP

Campos do Jordão, também conhecida como a Suíça Brasileira, título este recebido principalmente pelo seu clima frio e por suas belas construções em estilo europeu, é um dos 15 municípios do estado de São Paulo classificados como: Estância Climática. Devido ao seu agradável clima e excelente localização, Campos do Jordão é sem dúvida, um dos príncipais destinos turísticos de inverno do Brasil.
Situada numa altitude média de 1.700m, sobre a Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais e São Paulo pode se chegar a Campos do Jordão por dois acessos, ligados à via Dutra.
Idealizada pelos médicos sanitaristas Emilio Ribas e Victor Godinho, sua construção, em 1912, visava o acesso à pequena vila de Campos do Jordão cujo clima era propício à cura de doenças pulmonares. As litorinas, de início movidas a vapor, depois a gasolina e finalmente eletrificadas, faziam, e ainda fazem, o percurso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão.
Campos do Jordão é formada por três núcleos que se desenvolvem com a característica de Vilas ao longo do vale: Abernéssia, Jaguaribe e Capivari. Jaguaribe foi o primeiro núcleo a surgir, com a fundação da Vila de São Matheus do Imbiri por Matheus da Costa Pinto em terras adquiridas do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão (que já eram chamadas de Campos do Jordão). 
Capivari surgiu no início do século pelos esforços urbanísticos e acurado planejamento de Emílio Ribas, sendo hoje o centro turístico da Estância. 
Por lei Municipal, o pinheiro é a árvore símbolo do Município de Campos do Jordão, que mantém vastas áreas cobertas de pinheirais.
FESTIVAL DE INVERNO EM CAMPOS DO JORDÃO
O evento, criado pelo maestro Eleazar de Carvalho, reúne orquestras e solistas de música erudita no Auditório Cláudio Santoro, além de oferecer cursos de música para bolsistas, entre outras atividades. O festival acontece no mês de julho e já atraiu milhares de turistas desde sua criação e ocorreu mais de 40 edições.
O perfil do turista que procura a cidade, que está, geralmente, em busca de sofisticação. O município é tido como Suíça Brasileira, o perfil da gastronomia local é um dos motivos pelos quais a cidade recebe o título. Um dos pratos mais encontrados nesta época do ano é o fondue. Em homenagem ao festival, em 2008, as variações da receita levam nomes inspirados na literatura, assim como as músicas interpretadas nos palcos. “Fondue Romeu e Julieta” e “Fondue Dom Quixote” são alguns exemplos.
A atração contribui para movimentar ainda mais a economia local. O turismo em Campos do Jordão é mais intenso durante os meses de abril a julho devido ao clima de baixas temperaturas e aos serviços oferecidos na cidade. Com a criação do festival, um público segmentado também passou a se interessar pelo município.
Visitei Estância Climática de Campos do Jordão em julho de 2014, valeu a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário