São José do Congonhal está situado em uma linda planície banhada pelo majestoso Cervo, distando apenas 15 quilômetros de Pouso Alegre na estrada que vai dessa cidade a de Caldas e a outras localidades. É um distrito rico pela sua policultura e graças mão dadivosa da Providencia, as terras urberinas produzem café, cana de açúcar, algodão, mandioca, fumo e cereais em abundância, tem ricas pastagens onde se criam enormes manadas de gado vaccum, cavalar, muar, lanígero e suíno, de exportação facílima.
O distrito que ainda não tem 40 anos, já possui uma população não inferior a 10 mil habitantes, e sua sede tem 150 casas e praça, 8 ruas largas e bem alinhadas, vários becos e travessas. O seu orago é São José.
O distrito que ainda não tem 40 anos, já possui uma população não inferior a 10 mil habitantes, e sua sede tem 150 casas e praça, 8 ruas largas e bem alinhadas, vários becos e travessas. O seu orago é São José.
Tem uma matriz de construção moderna, bem cuidado cemitério, atestando o sentimento religioso do povo, uma igreja da qual é vigário o virtuoso sacerdote padre Martinho Maistegue, de nacionalidade espanhola. Em frente à igreja, vê-se um bonito cruzeiro símbolo de Redenção, levantado padres missionários.
Possuímos escolas públicas estaduais funcionando em prédios próprios, com frequência mais que regular e uma mantida pelo distrito, num de seus populosos bairros; duas farmácias, uma padaria, várias casas de fazenda com armarinhos e muitas de secos e molhados, uma fábrica de laticínios, maquinas de beneficiar arroz, diversas rodas de mandiocas, muitos capitalistas e fazendeiros importantes.
Está ligado a sede, que é a culta e adiantada Pouso Alegre, por unta linha telefônica e por uma magnifica estrada de rodagem; em breve terá uma linha de automóveis, também ligando o distrito a sede e a outros municípios. Possui boa agua potável, mas insuficiente para o abastecimento da população; entretanto, o inteligente vereador distrital não descuidará desse magno melhoramento.
Foram benfeitores deste lugar o comendador José Ferreira de Mattos, que deu o terreno necessário edificação da igreja e patrimônio da e o capitão Francisco José Ferraz que por sua morte, deixou elevada quantia para as obras da igreja.
O distrito é dirigido por um diretório político, chefiado pelo senador Eduardo do Amaral, de quem o distrito muito espera ainda. Limita com os municípios de Silvanópolis, Caldas, Ouro Fino e Pouso Alegre, de que é parte integrante.
Íamos deixando de mencionar a agência postal, que tem um movimento animador, graças ao seu agente, cuja dedicação para a boa ordem, é notória. Oxalá que o governo de nossa formosa Minas, por um gesto de benemerência que é peculiar, ordenasse a sub administração dos Correios para, em lugar do estafeta fazer duas viagens por semana, faça três, e assim não prejudicará o comércio e nem as correspondências tardarão a chegar aos destinos.
Esperamos certos de o presidente do Estado, Sr. Delphim Moreira nos fará antes de deixar a presidência, mais esse importante, quanto útil melhoramento.
Referência: Jornal “O PAIZ (RJ) - 1910 a 1919“, ANO XXXI – Número 10.642. Rio de Janeiro, Sábado 10 de outubro de 1917. << http://memoria.bn.br/DocReader/178691_04/16791 >>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário