Doador das terras onde surgiu Congonhal – MG
José Ferreira de Mattos nasceu em setembro de 1808, em São José do Paraisópolis, distrito de Santana do Sapucaí. Foi batizado em 18 de setembro na Capela Bom Jesus do Mandú, filho de João Ferreira de Mattos e Ana Maria da Conceição.
Casou-se em 3 de março de 1840, na Matriz de Pouso Alegre, com Maria Benta da Annunciação, após dispensa eclesiástica por consanguinidade. Foi fazendeiro, Juiz de Paz, registrou terras nos bairros dos Macacos e Macaquinhos (atual Grota Rica) e serviu como vereador de Pouso Alegre no triênio iniciado em 1877.
Em 28 de setembro de 1882, recebeu do Imperador Dom Pedro II o título de Comendador da Imperial Ordem da Rosa, pelos relevantes serviços prestados ao Estado e à Religião.
Doador de 25 alqueires para o patrimônio da futura capela de São José, supervisionou juntamente com seu cunhado o agrimensor ,José Caixeta Guimarães para dar alinhamentos das ruas do nascente povoado de Congonhal, contribuindo diretamente para sua formação.
Faleceu em sua fazenda na Grota Rica em 1º de maio de 1884, sendo lembrado como benemérito, líder regional e doador das terras que originaram Congonhal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário