domingo, 29 de dezembro de 2013

Estância Balneária do Guarujá - SP


O Estado de São Paulo possui 67 municípios considerados estâncias por lei. São cidades que recebem verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias todos os anos, sempre aplicadas em obras que melhoram sua estrutura para receber turistas. Se classificam em balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.
As Estâncias Balneárias Paulistas são cidades que possuem praias belíssimas, diversos trechos preservados de Mata Atlântica e programas para quem quer mar, sol, céu azul, cultura ou esportes de aventura.
São elas: Bertioga; Cananeia; Caraguatatuba; Guarujá; Iguape; Ilha Comprida; Ilhabela; Itanhaém; Mongaguá; Peruíbe; Praia Grande; Santos; São Sebastião; São Vicente e Ubatuba.
Guarujá é um município da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se na latitude sul 23º 59' 18" e longitude W (oeste) 46º 14' 32", a uma altitude de 4,27 metros. A população, segundo o Censo de 2010, era de 290 752 habitantes. Possui uma área de 142,9 km², o que resulta numa densidade demográfica de 2 034 hab/km². É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo.
Guarujá "Pérola do Atlântico" surpreende com suas belas praias, paisagens e natureza incomparáveis a qualquer outro lugar. Muito procuradas pelos turistas não só durante a temporada. Localizada na Ilha de Santo Amaro e a apenas 80 Km de São Paulo, esta cidade possui muitas opções para sua estada. São hotéis, pousadas e flats para uma hospedagem com todo conforto que você merece.
É impossível descrever Guarujá sem mencionar a beleza de suas praias que encantam a todos que as visitam. A imaginação sempre nos leva a identificar um réptil na ilha, que nasceu para ser um templo do sol.
Mas a verdade é que o processo iniciado há cinco milênios por intermédio do qual o mar, em seu movimento incessante, uniu várias ilhas da região, transformando a cobra e filhotes em um imenso Dragão Alado, que resultam nas mais lindas praias de Guarujá. Cada praia tem suas peculiaridades, que agrada a todos os gostos. 
As selvagens são acessadas por trilhas ou barcos (Éden, do Góes, Branca, Preta, Armação das Baleias, Fortaleza da Barra Grande, Cheira Limão, Saco do Major, Camburi, Congava e Bueno) e frequentadas pelos banhistas mais aventureiros. 
As urbanizadas, indicadas para toda a família, têm alimentação, banheiros e, em algumas, pode-se até alugar jet-skis e banana-boat (Guaiúba, Astúrias, Santa Cruz dos Navegantes, Perequê, Mar Casado, São Pedro e Iporanga). 
Há também praias ideais para prática de surf, com ondas de até 3 metros de altura (Pitangueiras, Enseada, Pernambuco e Tombo).
Fazendo do lugar o paraíso do litoral sul do estado de São Paulo.Vários fortes e fortalezas foram construídas para defesa do litoral, entre elas há a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande que está localizada na região sudoeste da ilha de Santo Amaro entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, às margens do estuário santista. É um monumento histórico-militar edificado no século XVI durante o domínio espanhol.
Guarujá é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Atualmente, a cidade de Guarujá é conhecida como a "Pérola do Atlântico", devido às suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.
Visitei a AFPESP de Guarujá em julho de 2013, valeu a pena.