No sul de Minas Gerais está o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas. Formado por belas cidades em plena Serra da Mantiqueira, possui um clima agradável e uma riqueza natural que transmite tranquilidade e qualidade de vida. O circuito das águas oferece aos turistas momentos de descanso, relaxamento, lazer e bem-estar. São diversas fontes e balneários para banhos, massagens e momentos de harmonia e equilíbrio com o corpo e a mente. Além dos parques que podem ser conhecidos através dos passeios de charretes, pedalinhos e teleféricos, com uma vista privilegiada.
Espaço virtual com fotos que narram a história recente e do passado de Congonhal - Minas Gerais, além de fotos de bons momentos que vi e vivi em outras cidades que conheci...
quarta-feira, 22 de janeiro de 2003
Estâncias Hidrominerais do circuito das águas em Minas Gerais
Conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais e por sua biodiversidade, o Circuito das Águas de Minas Gerais é um dos primeiros que já se ouviu falar no Brasil. Estrategicamente localizados entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o Circuito Turístico das Águas é formado por 10 municípios tendo São Lourenço e Caxambu como cidades pólo.
É formado pelas cidades de São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari e Soledade de Minas.
Esta interessante região do sul de Minas foi o portão de entrada para os bandeirantes no final do século XVIII. Várias das suas cidades são remanescentes do ciclo do ouro e surgiram como ponto de apoio para bandeiras ou mesmo para as atividades mineradoras.
No século XIX, essa região viveu um intenso processo de ocupação, já que, com a decadência da área mineradora, a solução foi ocupar as terras até então desprezadas por não possuírem ouro.
Assim, a Capitania encontra, nos férteis campos do sul, uma excelente área para o pastoreio e, com o decorrer dos tempos, novas atividades econômicas vieram proporcionar a essa região uma nova trajetória.
Hoje, a atividade turística ligada as águas permeia a região e todas as cidades do Circuito oferecem infra-estrutura turística. Em geral, os atrativos, além das águas, constituem-se de casarões históricos, parques, termas e praças.
As fontes de água provêm da Serra da Mantiqueira que, preservando boa parte da mata atlântica, privilegia esses municípios com belíssimas paisagens. A ação humana também contribuiu para compor esses bonitos cenários, como vários parques dedicados às fontes de água.
Em todos os destinos da região encontram-se lagos, cachoeiras e a típica culinária mineira, além dos irresistíveis doces e produtos artesanais. Possuem uma infra-estrutura adequada com hotéis e pousadas conceituados. Um lugar ideal para renovar as energias e interagir com a natureza e tudo que ela nos traz de bom.
Assinar:
Postagens (Atom)