segunda-feira, 10 de agosto de 1970

Congonhal 1959 - Obras para captação de água

Congonhal 1959 - Equipe com material
para obra de captação de água
Primeiro caminhão da Prefeitura Municipal de Congonhal, registrado no ano de 1958. O caminhão estava carregado de canos, que serviram para fazer o encanamento da água da Cachoeira dos Quintilhanos.
O caminhão era um basculante, da marca REIHN (Ford Alemão). Nesta foto o motorista do caminhão era o Sr. Luiz Ansorge, está presente também o engenheiro alemão responsável pelo serviço da captação da água, e o prefeito da época Sr. Mário Silveira.

sábado, 8 de agosto de 1970

Congonhal 1958 - Laticínio São José

Foto 01 - Congonhal 1958 - Laticínio São José.
Em 1958, na rua Silviano Brandão, 6, entrava em funcionamento o primeiro laticínio de Congonhal, cujo o nome era Laticínio São José. Era de propriedade do Sr. Vicente Venâncio dos Santos e do Sr. Benedito Policarpo Alvarenga. Com maquinário de ultima geração adquirido com financiamento próprio em Lambari - MG.
A família Alvarenga tinha uma fábrica de laticínios, desde a década de 30. Fabricavam queijos dos mais diversos tipos, e levavam para outras cidades para serem vendidos com a marca Fronteira Laticínios, o laticínio funcionou até no ano 2000, com a Família Alvarenga .

Fonte: Câmara Municipal de Congonhal.

sexta-feira, 7 de agosto de 1970

Congonhal 1957 - Praça Comendador Ferreira de Matos


Foto 01 - Congonhal 1957 - Praça Comendador Ferreira de Matos
Em meados do século XX,o traçado atual da Praça, já havia sido construído e, em seus canteiros, várias mudas já haviam sido plantadas. Acima da Igreja Matriz praticamente não havia muitas casas, apenas a caixa d'água, do lado esquerdo, que fazia a distribuição de água para algumas casas. Reparem nessa foto, vemos que a Praça Comendador Ferreira de Matos estava em face final de construção, vemos também a casa do Homero Cesário, irmão do Seu Dito Pipoqueiro (Benedito Cesário), depois foi casa do Seu Alcizio que era o Maestro da Banda.

sábado, 1 de agosto de 1970

Congonhal 1955 - Emancipação de Congonhal

Figura 01 - Posse do primeiro prefeito de
Congonhal - Sr Mário Silveira.
Congonhal foi elevado à categoria de Município, pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 que fixou o quadro para 1954-58, composto dos Distritos de Congonhal e Senador José Bento, desmembrado da comarca de Pouso Alegre.
Posse do primeiro prefeito de Congonhal - Esse evento aconteceu na rua Silviano Brandão,489. A foto registrava na ocasião do dia 02 de Fevereiro de 1955, a posse do primeiro prefeito de Congonhal, Sr Mário Silveira. Neste mesmo local, funcionaram a Prefeitura e a Câmera Municipal.
Fonte: Câmara Municipal de Congonhal.

"Pouso Alegre, no início dos anos 50, contava com a estimativa de 28.731 habitantes, sendo que 15.000 habitavam o espaço urbano e 9.000 a zona rural. Em 1955, há uma queda para 22.224 pessoas devido à emancipação de Congonhal, antes distrito de Pouso Alegre. A maioria da população habitava o ambiente rural, com 14.806 e o espaço urbano constituído por 12.509 habitantes. O aumento de construções de casas na área central e as novas formas que a cidade foi tomando deixaram para trás o estilo arquitetônico francês adotado pela antiga república". 
Fonte: CIDADE REMODELADA: OS CONFLITOS SOCIAIS NO MERCADO MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE/MG - Autores: Ana Eugênia Nunes de Andrade, Andréa da Silva Domingues, Fernando Henrique do Vale